Rondônia, 02 de maio de 2024
Polícia

Operação Lei Seca prende 20 motoristas dirigindo embriagados na Capital

Vinte pessoas foram presas por embriaguez na direção em duas blitze da Operação Lei Seca realizada pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar nas avenidas Calama, Bairro Tiradentes, e na Calama, Bairro Embratel, em Porto Velho, na madrugada deste sábado (16).

Vários veículos foram parados de forma de fiscalizar se os motoristas estavam dirigindo sob efeito de álcool e muitos foram reprovados no teste do bafômetro, o que compromete, temporariamente, a capacidade psicomotora para dirigir. O trabalho na blitz também contou com o apoio de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Segundo a PM, as ações ocorrem constantemente, em diversos pontos da cidade, para coibir infrações de trânsito e chamar a atenção dos motoristas para a mistura de álcool e direção, que altera a coordenação motora, equilíbrio, causa sonolência e reduz o tempo de resposta a imprevistos. Segundo o Detran, as abordagens da Lei Seca aumentaram 27,4%, e o número de motoristas embriagados dirigindo caiu 36% em Rondônia.

Ao ser presa, a pessoa dirigindo embriagada só será liberada após pagamento de fiança de pelo menos um salário mínimo. A multa administrativa para quem for flagrado é uma infração gravíssima, de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses, retenção do veículo até a apresentação de outro condutor habilitado. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa dobra.

Com a alteração da lei nº 9.503, de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há previsão de uma pena maior de prisão para os motoristas que causam acidentes graves ou fatais.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Adolescente é atacado a tiros em velório e corpo encontrado próximo a sepultura

Jovem é atacado com quatro tiros por dupla em moto na capital

Vídeo: homem baleado morre após ser socorrido em carrinho de mão na zona sul

Corpo de motoboy vítima de ataque no Morar Melhor é encontrado por força-tarefa