Rondônia, 11 de dezembro de 2025
Polícia

Operação Loki: PF apura uso de diplomas falsos em cargos da Unir

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (24) a Operação Loki, voltada à apuração de um esquema de falsificação de diplomas e outros documentos públicos utilizados para acesso a cargos docentes e obtenção de benefícios funcionais na Universidade Federal de Rondônia (Unir).

O caso veio à tona após a própria instituição encaminhar uma comunicação oficial à Polícia Federal, relatando suspeitas de irregularidades em títulos apresentados por uma ex-servidora durante o processo de candidatura ao cargo de vice-reitora. As investigações apontam que a mulher teria recorrido a cinco diplomas falsificados, além de possuir documentos ilegítimos, como mais de um número de CPF e títulos de eleitor, o que indica a existência de fraude reiterada ao longo de sua atuação profissional.

O RONDONIAGORA denunciou o caso em março de 2024 e informava que a vice-reitora eleita Viviane Barrozo da Silva, renunciou ao cargo que assumiria, após a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apontar que o diploma de doutorado apresentado por ela era falso. A Unir confirmou a informação e divulgou nota oficial sobre assunto, mas somente após a professora apresentar formalmente seu pedido de renúncia, alegando “motivos de cunho pessoal”. 

Com base nas evidências iniciais, a 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia expediu mandados de busca e apreensão cumpridos em Porto Velho, com o objetivo de coletar novos elementos de prova e confirmar as suspeitas sobre a falsificação.

Os materiais apreendidos passarão por análise pericial para aprofundar as investigações. A ex-servidora poderá responder pelos crimes de uso de documento falso, falsificação de documento público, falsidade ideológica e estelionato.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Escândalo: Vice-reitora eleita da Unir renuncia após federal do Rio Grande do Sul apontar falsidade em diploma de doutorado

Menino de 12 anos morre afogado em açude de propriedade rural em Candeias

Força Integrada contra o crime organizado prende golpista do Ceará acusado de causar prejuízo superior a R$ 600 mil

Operação Beira Rio cumpre mandados na região portuária da capital e no Morar Melhor