Operação Zagaia, no Orgulho do Madeira, já prendeu mais de 20 pessoas
Até o momento, 22 pessoas já foram presas, durante a Operação Zagaia, deflagrada para cumprir 65 medidas cautelares, no combate ao crime organizado, no condomínio Orgulho do Madeira, na zona leste de Porto Velho.
O trabalho é realizado pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado – DRACO 1, com o apoio do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), força tática do 1ª BPM, 5ª BPM e 9ª BPM.
Duas armas de fogo, sendo um simulacro, também foram apreendidas, durante a ação, que teve como objetivo cumprir 65 medidas cautelares, entre mandados de prisão, busca e apreensão e medidas constritivas de patrimônio relacionado ao crime organizado.
A ação é resultado da investigação materializada no Inquérito Policial nº 07/2022-DRACO, sobre organização criminosa violenta com atuação no Estado de Rondônia e, em especial naquele condomínio.
A investigação confirmou a existência de uma organização criminosa, assim como a existência de inúmeros cargos e atribuições de tarefas entre os faccionados, voltados, principalmente, para o tráfico de drogas e ações violentas contra rivais e, bem como para garantir o controle de pontos de venda de droga.
A investigação identificou a existência de aliciamento de crianças, realizado pela organização criminosa, tanto que no ano de 2022, a facção foi fomentadora de uma festa do Dia das Crianças, realizada no Orgulho do Madeira, contando com a presença de mais de 50 crianças.
Veja Também
Megaoperação das polícias cumpre dezenas de mandados contra o crime organizado no Orgulho do Madeira
Organização criminosa no Orgulho do Madeira buscava criar vínculo para aliciar crianças ao crime
Polícia prende três em operação contra esquema de tráfico de drogas em Machadinho D’Oeste
Motociclista morre em grave acidente na região central de Porto Velho