Rondônia, 05 de dezembro de 2025
Polícia

PF aprofunda investigação sobre esquema de migração ilegal de Rondônia para os EUA

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (5), a Operação Yankee 2 para o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão no município de Buritis. As medidas foram autorizadas pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia e integram etapa destinada a aprofundar apuração sobre possível esquema estruturado de promoção de migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos.

Segundo a PF, a operação de hoje é um desdobramento da Operação Yankee, realizada em 2023, a partir de informações encaminhadas pelo Oficialato de Ligação da corporação em El Paso, no Texas (EUA). As comunicações noticiaram a identificação de brasileiros vinculados ao Estado de Rondônia e envolvidos em esquema ilícito de contrabando de pessoas para os Estados Unidos por meio de organização criminosa sediada no estado.

No curso das apurações, foram identificadas transações financeiras consideradas suspeitas, vínculos entre empresas de turismo e migrantes detidos no exterior, utilização de endereços eletrônicos ligados às empresas investigadas para emissão de passaportes e transferências patrimoniais realizadas às vésperas da saída de determinados migrantes do país. Esses elementos reforçam, segundo a investigação, a existência de uma estrutura organizada voltada ao favorecimento da migração ilegal.

As medidas executadas nesta fase buscam esclarecer a dinâmica de atuação do grupo investigado, rastrear fluxos financeiros, identificar eventual participação de terceiros e permitir a responsabilização de todos os agentes relacionados ao esquema.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Criminoso rende vigilante e rouba arma dentro da Ciretran de Vilhena

Vídeo: Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos intercepta carro com 150 kg de cocaína em Porto Velho

Polícia Civil prende investigado por abusos contra adolescentes e apreende eletrônicos na capital

Após engolir 13 cápsulas com cocaína, jovem passa mal, é internada e acaba presa na capital