PF apura armazenamento de imagens de abuso sexual de menores em operação no Acre

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (7), a Operação Guardião da Inocência II, destinada a investigar crimes relacionados à aquisição e ao armazenamento de fotos e vídeos de abuso sexual de crianças e adolescentes pela internet.
Na ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Tarauacá (AC), expedido pela Justiça Federal. O inquérito foi instaurado após a constatação de que o investigado mantinha arquivos com cenas de abuso sexual infantojuvenil.
A investigação segue com a análise do material apreendido, inclusive para identificar outros possíveis envolvidos nos crimes.
A instituição explicou que, embora o Estatuto da Criança e do Adolescente ainda utilize o termo “pornografia” para definir situações que envolvam crianças e adolescentes em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais para fins sexuais, a comunidade internacional considera mais adequado empregar as expressões “abuso sexual” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, por refletirem a gravidade das condutas.
A Polícia Federal reforçou ainda o alerta a pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar os menores, tanto no ambiente virtual quanto no físico. De acordo com a corporação, conversar sobre os riscos online, ensinar o uso responsável de redes sociais, jogos e aplicativos e observar mudanças de comportamento são atitudes fundamentais. A prevenção, aliada à informação, é apontada pela PF como a melhor forma de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.
Veja Também
PRF prende vários motoristas bêbados ao volante no final de semana
Criminosos rendem vigilante e roubam avião de ex-deputado estadual
Jovem sem habilitação perde controle de motoneta, cai e morre em colisão contra árvores
Polícia identifica homem encontrado morto com sinais de violência na Estrada da Areia Branca