PF deflagra operação para combater invasores de terras indígenas em Rondônia

A Polícia Federal, em conjunto com o Ibama, deflagrou a Operação Borda de Proteção III, entre os dias 19 e 21 de julho, com ações na Terra Indígena Karipuna e no Parque Nacional do Mapinguari.
Em Karipuna foram encontrados e inutilizados dois acampamentos, que funcionavam como base para o desmatamento da área protegida.
Já no Parque Nacional do Mapinguari, local em que ocorria extração ilegal de ouro, foi verificada uma grande área de devastação ambiental, onde a mineração era praticada sem qualquer autorização dos órgãos responsáveis. Foram inutilizados oito acampamentos, 9 motores de dragagem, quatro geradores de energia elétrica e uma embarcação com motor de dragagem acoplado.
A ação contou com a presença de 21 policiais federais. Helicóptero e a embarcação da PF foram usados para acessar os pontos de difícil acesso na região.
A Polícia Federal, em conjunto com os demais órgãos de proteção ambiental, utiliza todos os meios disponíveis para reprimir os crimes ambientais praticados em áreas protegidas pela legislação.
Veja Também
Sequestro no Atacadão termina com resgate da vítima pela PM no Orgulho do Madeira
PRF e PM apreendem mais de 338 quilos de entorpecentes no Vale do Jamari
Nova fase da Operação Audácia cumpre 68 mandados de prisão e 76 medidas cautelares em 3 estados