Rondônia, 01 de outubro de 2024
Polícia

PF deflagra operação sobre combater desvios de recursos públicos na saúde do Acre

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (1), a Operação Ghost Mask, que apura fraude em processo licitatório para a compra de 500 mil máscaras cirúrgicas descartáveis destinadas ao combate à COVID-19, no âmbito da Secretária de Estado de Saúde do Acre (SESACRE).

A investigação identificou conluio entre grupo de empresários e servidores públicos estaduais, os quais, por meio da combinação de preços, teriam direcionado ilegalmente a licitação para a empresa vencedora do certame.

Ainda, a investigação revelou que os investigados realizaram operações com a finalidade de dissimular a origem ilícita dos valores obtidos com a licitação viciada, incidindo também em crime de lavagem de dinheiro.

Contudo, além da fraude ao caráter competitivo da licitação e da lavagem de dinheiro, há suspeitas de que a maior parte das 500 mil máscaras adquiridas e pagas acabou não sendo entregue ao Estado do Acre. Nessa hipótese, o prejuízo aos cofres públicos ultrapassaria a cifra, em valores atuais, de R$ 2 milhões.

Os seis mandados judiciais, expedidos pela 3ª Vara Federal Cível e Criminal da Justiça Federal, restaram cumpridos nas capitais Rio Branco/AC, Manaus/AM e São Paulo/SP.

Os investigados poderão responder judicialmente pelos crimes de falsidade ideológica, fraudes em licitação e lavagem de dinheiro.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Pedestre fica ferida após ser atropelada por motociclista

Idoso morre durante programa sexual no centro de Porto Velho

Operação da Polícia Civil prende integrante do Corpo de Bombeiros envolvido em esquema de fraude financeira de R$ 4 milhões

Jornalista diz que dupla armada matou empresário Pedro André na Bolívia