Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Polícia

PF e Ibama destroem máquinas e estruturas usadas em garimpo ilegal de ouro e diamante

A Polícia Federal e o Ibama, com o apoio da PM de Rondônia, deflagraram esta semana as operações Golden Border e Águas Claras, de combate a extração ilegal de ouro, diamantes e cassiterita em terras indígenas, além de outros crimes contra o meio ambiente. 

As operações ocorreram em terras situadas na reserva indígena Parque Aripuanã, na divisa entre os estados de Rondônia e Mato Grosso e na região próxima ao rio Cardoso. As investigações revelaram atividade de extração mineral ilegal dentro das áreas protegidas, com significativo impacto ambiental. Para o êxito das condutas criminosas, constatou-se que os investigados utilizavam estrutura logística complexa, incluindo maquinário pesado e instalações permanentes em região de proteção ambiental.

Como resultado das operações, foram desmontados e inutilizados quatro acampamentos ilegais, duas pás carregadeiras, 14 motores estacionários, dois resumidoras, um barco, uma balsa, um compressor e mil litros de óleo diesel, bem como outros insumos utilizados.

 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Assalto termina com vítima esfaqueada na zona leste da capital

Dono de distribuidora é preso com arma e drogas na capital

Homem bêbado não gosta de ser filmado e ameaça família com espingarda

Denarc apreende 25 kg de drogas e fecha laboratório na zona leste de Porto Velho