PF prende madeireiros durante operação contra crimes ambientais na terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau

Dois madeireiros do municio de Montenegro foram presos pela Polícia Federal, com apoio da Funai, Ibama, Polícia Militar Ambiental e das Forças Armadas (Exército e Aeronáutica), durante a Operação S.O.S URU, que teve como objetivo combater crimes ambientais na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, no Estado de Rondônia.
Durante a ação, que ocorreu ao logo da última semana, dois garimpos, localizados nas proximidades da cidade de Campo Novo, foram fechados e um caminhão com madeira foi apreendido.
De acordo com a Polícia, os dois sócios da madeireira foram presos em flagrante por receptação qualificada de madeira extraída de forma ilegal.
Segundo a PF, foram tomadas medidas preventivas e repressivas para a retirada de invasores das terras indígenas e para combate aos ilícitos ambientais.
Os principais objetivos da operação eram identificar pessoas envolvidas nas atividades de loteamento e comercialização de terras, e os envolvidos na exploração irregular de madeira e extração de minérios na terra indígena.
A operação seguiu o cronograma de atividades, resultado de intenso trabalho investigativo prévio, visando identificar as áreas degradadas para execução de atividades de fiscalização e de Polícia Judiciária da União.
Ainda segundo a PF, medidas administrativas foram tomadas pelos órgãos envolvidos na operação, visando impedir a continuidade da degradação na natureza e, especialmente, inibir o financiamento de práticas criminosas na Uru-Eu-Wau-Wau.
O nome da operação "S.O.S URU" é referência ao código universal de socorro, utilizado como mensagem de alerta quando alguém encontra-se em situação de perigo de vida e necessita, imediatamente, de auxílio, como é o caso da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau.
Veja Também
PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana
Operação Vape retira do mercado 547 dispositivos eletrônicos proibidos em Rondônia
Adolescente de 17 anos é apreendida com cocaína presa ao corpo em aeroporto do Amazonas
Disparo dentro de residência leva à apreensão de arma e drogas na zona sul de Porto Velho