Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Polícia

PF prendeu 4 durante Operação Máfia da Tora

Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (13), a Polícia Federal afirmou que os principais investigados pela Operação Máfia da Tora foram presos, e são empresários do setor madeireiro, geralmente maridos e mulheres sócios no esquema fraudulento de extração de madeira de Áreas de Preservação Permanente (APP), na zona rural de Nova Mamoré, no distrito de Vista Alegre do Abunã.

Dos 10 mandados de prisão, 6 não foram cumpridos.

Segundo o delegado da PF, Heliel Jefferson Martins Costa, os 10 mandados de prisão preventiva, alguns suspeitos não foram localizados na região, e portanto já são considerados foragidos. Além desses, foram cumpridos ainda 15 mandados de busca e apreensão, e seis conduções coercitivas. As atividades nas madeireiras envolvidas foram suspensas provisoriamente e houve decretação de indisponibilidade de bens pertencentes aos grupos.

A operação foi deflagrada nas primeiras hora da manhã desta quinta, em conjunto com o Ibama e a Receita Federal, e a investigação iniciada no final de 2014 constatou a criação de empresas fictícias para justificar a origem da madeira retirada ilegalmente através de fraude no sistema DOF, do Ibama, para emissão de notas fiscais.

Cálculos feitos pela Receita Federal dão conta, segundo o auditor fiscal Michel Teodoro, que a organização criminosa gerou um prejuízo aos cofres públicos, pelo não recolhimento de tributos federais, de mais de R$ 6 milhões de reais nos últimos anos.

Os acusados respondem por sonegação, lavagem de dinheiro, crimes ambientais com extração de madeiras nobres em terras indígenas, falsidade ideológica, lavagem de capitais, associação criminosa, e usurpação de matéria-prima da União. Dezenas de milhares de metros cúbicos de madeira extraídas ilegalmente devem ser quantificadas com precisão pelo Ibama. Os trabalhos foram realizados em Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Porto Velho, e Florianópolis, SC.

SIGA-NOS NO

Veja Também

PF, Ibama e Receita deflagram Operação Máfia da Tora em Rondônia

Criminoso que estuprou duas jovens em Porto Velho se entrega com medo de ser linchado

Jovens são estupradas na frente de criança na zona sul de Porto Velho; criminoso foi identificado

Jovem morre após queda de moto em Colorado