Rondônia, 16 de dezembro de 2025
Polícia

Polícia Civil deflagra operação para prender acusados de homicídios

Teve início nesta terça-feira a Operação "Thanatos”, voltada para o combate aos crimes de homicídio consumados e tentados ocorridos recentemente em Ariquemes.



Na operação "Thanatos" foram solucionados quatorze inquéritos policiais, que permitiram a identificação de dezesseis suspeitos, dos quais sete foram presos e permanecem à disposição da justiça, dois terão a qualquer momento suas prisões preventivas decretadas e apenas seis ainda estão foragidos.

Participaram da Operação o delegado Regional de Ariquemes, Thiago Flores, os delegados titulares das 1ª, 2ª e 3ª delegacias de Polícia Civil de Ariquemes, respectivamente: Rodrigo Spiça, Ricardo Souza Rodrigues e Rodrigo Silva Duarte, a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Juliana Hérica de Araújo Tavares, o delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Buritis, Lucas Torres Ribeiro e os delegados Vinícius Lucena Tavares Bastos e Rodrigo Camargo Ribeiro.

Na operação "Thanatos" foram solucionados quatorze inquéritos policiais, que permitiram a identificação de dezesseis suspeitos, dos quais sete foram presos e permanecem à disposição da justiça, dois terão a qualquer momento suas prisões preventivas decretadas e apenas seis ainda estão foragidos.

Uma análise criminal elaborada pela Polícia Civil de Ariquemes apontou que os homicídios investigados estão em sua maioria particularmente relacionados a razões passionais (normalmente praticados de forma repentina); questões patrimoniais (praticados de forma planejada); e acertos de contas ou dívidas de drogas (praticados com características típicas de execução).

O alto índice de violência no município de Ariquemes de deve a diversos fatores históricos e sociais da região, dentre eles:
• • As explorações do garimpo que promoveram uma migração indiscriminada e sem controle de pessoas para o município em busca de emprego, somadas a ausência de uma política de fiscalização e apoio social a esses indivíduos, por parte do governo;
• • A falta de investimentos para o combate efetivo da criminalidade, que por consequência cria uma expectativa de impunidade que incentiva a reincidência criminosa,
• • e a formação de quadrilhas voltadas para a prática de roubos e execuções, que se instalaram e se estabeleceram na região em decorrência dos fatores anteriores.

Foram realizados estudos estatísticos pelas delegacias de Polícia Civil, que permitiram uma análise comparativa dos meses de janeiro e fevereiro de 2012 com o primeiro bimestre de 2013, quando ocorreram na região : 11 homicídios consumados e cerca de 8 tentativas de homicídio, no 1º bimestre de 2012, e 14 homicídios consumados e 11 tentativas neste mesmo período em 2013, revelando um aumento significativo da violência.

Dos 24 homicídios consumados e tentados em 2013, 10 foram solucionados apenas nesta operação, sendo 07 homicídios consumados e 03 tentativas.

Após o levantamento de dados efetuado pela Polícia Civil foram estabelecidas diretrizes de atuação e combate aos índices de homicídios, cujas providências preliminares consistem na:

• Atuação repressiva imediata aos crimes de homicídios, assim que praticados, visando à elucidação do inquérito e a prisão do (dos) suspeito (os) nas primeiras horas;

• A desarticulação de quadrilhas e co-partícipes que atuem em atividades típicas de extermínio, vulgarmente conhecidas como “pistolagem”.

• O auxílio ao poder judiciário na fiscalização de apenados que sejam colocados em liberdade condicional, monitorando suas atividades, como forma de evitar a reincidência que é muito comum em indivíduos voltados para a prática de homicídios.

Os inquéritos policiais restantes serão concluídos e encaminhados ao Ministério Público para oferecimento de denúncia dos suspeitos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Polícia Civil apreende cerca de 10Kg de maconha e prende quatro pessoas

PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

Operação Vape retira do mercado 547 dispositivos eletrônicos proibidos em Rondônia

Adolescente de 17 anos é apreendida com cocaína presa ao corpo em aeroporto do Amazonas