Rondônia, 02 de novembro de 2024
Polícia

Polícia solucionou 63% dos assassinatos no interior de Rondônia em 2017

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (19) a Polícia Civil de Rondônia apresentou estatísticas de homicídios ocorridos no interior do Estado nos últimos dois anos. Em 2016, foram registradas 447 mortes no interior. Já em 2017, 361 pessoas foram assassinadas envolvendo crimes de homicídio, feminicídio, latrocínio e desses casos, 229 foram solucionados, equivalentes a 63% dos delitos elucidados pela polícia do interior.

De acordo com o delegado e diretor de polícia do interior, Arismar Araújo, os números mostram um bom trabalho que a polícia fez fazendo para a elucidação dos crimes no interior. “A Polícia Civil de Rondônia tem uma política bastante definida e objetiva na apuração de crimes contra a vida. Nós estamos especializando as equipes no interior do Estado e nas maiores cidades. Temos um serviço pericial de boa qualidade, mas o diferencial é o interesse dos policiais em fazer um excelente trabalho juntamente com os delegados”, disse.

O delegado destaca a importância das denúncias anônimas que ajudam no trabalho da polícia para chegar até os autores de homicídios. “há uma confiabilidade com a população o que aumenta o fluxo de informações para a Polícia Civil e isso tem mostrado seus resultados. A gente conta sempre com a ajuda da população e da nossa equipe com os trabalhos técnicos para chegar até os autores de homicídio”, destacou.
“Nós tivemos mais de 5 mil flagrantes lavrados no interior do estado, mas as maiores ocorrências são de embriaguez na direção, delitos relativos a Lei Maria da Penha e crimes patrimoniais”, pontou Arismar sobre os crimes com maiores números de ocorrência no interior.

Sobre o perfil das vítimas, o delegado disse que durante um trabalho desenvolvido em 2016 e 2017 foram constatados que 75% dessas vítimas de homicídio estavam envolvidas com o uso ou com tráfico de drogas. “A questão do tráfico tem uma influência muito grande em relação aos crimes de homicídio em Rondônia e não descartamos também brigas entre facções criminosas para ficar com áreas de venda de drogas. Constatamos também que, 15% dos crimes de homicídios no interior são praticados por menores”, esclareceu.

Segundo informou Arismar, a instalação de Delegacias Especializadas no interior aumentou a produtividade no esclarecimento dos crimes e afirmou que a política de especialização vem se mostrando corretíssima e é algo que Rondônia pode oferecer para outros estados.

Comparativo

A Polícia Civil diz que houve um acréscimo nesse primeiro trimestre de 2018 em Ariquemes. As outras regionais mantiveram ou baixaram o número em relação em 2017. “Não está crescendo o número de homicídios no interior e sim diminuindo”, garante Arismar.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Esquema de grilagem de terras com participação de servidores é alvo da PF; prejuízo estimado é de R$ 68 milhões

Vereador Jurandir Bengala é preso pela PM acusado de incêndio florestal

Operação em Rondônia mira bando que roubou mais de R$ 200 mil da Caixa Econômica Federal

Criminosos em moto matam jovem a tiros na zona leste da capital