Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Polícia

Porto Velho vacinou 92 mil pessoas contra H1N1

Porto Velho atingiu a meta de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Somente no sábado (30), o dia D, foram quase 45 mil doses aplicadas. No total, a capital informa que já foram imunizadas cerca de 92 mil pessoas. No balanço parcial informado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), apenas Jaru, Ji-Paraná e Vilhena já informaram que atingiram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. A capital aparece com pouco mais de 35%.

A coordenadora de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, afirma que a vacinação foi encerrada, mas em alguns postos de saúde, onde ainda existam doses disponíveis, ela ainda segue. “Nós esperávamos cerca de 20% da população no sábado, mas a procura foi muito grande, chegando a quase 50%, do total de doses que recebemos para este ano”, informa Elizeth.

Excluindo a população de presos, Porto Velho recebeu 96 mil doses da vacina e deveria imunizar pelo menos 85% desse total. No entanto, Elizete acredita que muitas pessoas, que fazem parte dos grupos de risco ainda devem ficar sem serem imunizados. Isso porque, o Ministério da Saúde envia a quantidade de vacinas equivalente ao número de pessoas do ano anterior. “A procura esse ano está sendo muito grande e ainda tramita na Câmara de Vereadores dois projetos de lei. Um de professores e outro de militares que pedem para serem imunizados. Nós já solicitamos mais doses da vacina ao Ministério e teremos a resposta somente no dia 15”, diz a coordenadora garantindo que crianças de seis meses a menores de cinco anos, que receberam a dose da vacina pela primeira vez, ainda devem tomar a segunda dose.

A expectativa da coordenadoria de imunização municipal é que todas as doses sejam aplicadas e se, houve liberação de mais lotes de vacina, que a vacinação ultrapasse a 100%. “Lembrando que somente os grupos pré-determinados é que serão imunizados. As pessoas que não se encaixam dentro dos grupos de risco podem procurar a rede privada”.

Segundo a Agevisa, são pelo menos 46 casos suspeitos de H1N1 em Rondônia, mas nenhuma confirmação.

SIGA-NOS NO

Veja Também

PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

Operação Vape retira do mercado 547 dispositivos eletrônicos proibidos em Rondônia

Adolescente de 17 anos é apreendida com cocaína presa ao corpo em aeroporto do Amazonas

Disparo dentro de residência leva à apreensão de arma e drogas na zona sul de Porto Velho