Rondônia, 02 de janeiro de 2025
Polícia

Prefeitura empossa médicos e reforça atendimento na UPA da Zona Sul

A Prefeitura de Porto Velho deu posse a 10 novos médicos na manhã desta quarta-feira (30), na Secretaria Municipal de Administração. Os novos profissionais foram lotados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das zonas Sul e Leste, nas policlínicas Ana Adelaide e Rafael Vaz e Silva, maternidade municipal. Além deles, foram empossados biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos administrativos e auxiliar de serviços gerais. Pelo menos seis médicos foram destinados a UPA Sul, garante o secretário.

De acordo com Domingos Sávio, secretário municipal de saúde, foram convocados 61 médicos, mas somente 16 apresentaram a documentação. “Não vai suprir a carência ainda porque estamos chamando 61, e desses apenas 16 se apresentaram. Foram seis semana passada e 10 agora. A publicação está feita. A vantagem é que eles não são profissionais temporários, como eram os que saíram, eles são estatutários. O emergencial, quando chega em janeiro, a gente já sabe que eles vão sair, porque eles vão buscar residência”, afirma o secretário de saúde.

Entre os convocados, a maioria ainda por tomar posse, 44 são médicos com carga horária de 20 horas que serão lotados nas unidades de emergência. “Nós começamos o ano com 368 profissionais médicos e hoje estamos com 345. Então as vacâncias que aconteceram nesse período não foram tão grandes. Repercutiu tanto porque a maioria das vacâncias aconteceram nas UPAs. A nossa intenção é que possamos ter no mínimo 5 médicos por plantão de 12 horas tanto na UPA Sul, quanto na UPA Leste”, garante Domingos Sávio.

Segundo o secretário de administração, Mário Medeiros, o processo burocrático entre a convocação, apresentação de documentos e posse dos servidores é o que muitas vezes, atrasa o início das atividades dos profissionais.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Mulher é morta a facada e marido confessa que teve ciúmes do ex

Tragédia em Porto Velho: identificados trabalhadores que morreram eletrocutados na Talismã 21

Tragédia em Porto Velho: quatro trabalhadores morrem eletrocutados e um fica em estado grave

Tragédia em Porto Velho: trabalhadores morrem eletrocutados na Talismã 21