Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Polícia

Semusa dá início à campanha contra hepatites virais na quinta-feira

Nessa quinta-feira, dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Combate as Hepatites. Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já confirmou 150 casos da doença. E para ajudar no combate, a prefeitura fará até o dia 31 de julho, testes rápidos para identificar novos pessoas infectadas, mas que ainda não sabem. A ação visa também informar a população sobre, prevenção, diagnóstico, transmissão e tratamento das hepatites.

Segundo a coordenadora de hepatites virais, Cleidineia Amaral, o número de casos de hepatite B, sempre é maior, em seguida a hepatite A, que afeta principalmente crianças. A hepatite A é transmitida por via oral-fecal, por contato direto (pessoa para pessoa) ou através de água ou alimentos contaminados. Já as hepatites virais B, C e D, são transmitidas pelo sangue e por relações sexuais sem o uso de preservativo.

Em 2015, a secretaria atualizou o cadastro e identificou pacientes já em tratamento que ainda não estavam nos cadastros da Semusa. Por conta disso, as confirmações foram de 3.600 casos. De acordo com Cleidineia, já eram casos antigos, mas que só entraram no banco de dados agora.  

Para a campanha, a Semusa irá disponibilizar para a população o teste rápido no dia 28 (quinta-feira), durante o dia todo na própria sede da secretaria. A pessoa que tiver interesse em fazer o teste, pode também procurar uma das unidades básicas de saúde mais próxima de sua casa para a realização do exame.

Os testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial. Sendo diagnosticado, o paciente com o a doença é encaminhado para o serviço de atendimento especializado onde será acompanhado por profissionais, de acordo com sua necessidade.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Jovem passa mal e acaba presa após médicos detectarem ingestão de 25 porções de cocaína

Operação Quimera: um morto, prisões e grande apreensão de armas, drogas e munições

Dentista investigado por planejar morte do pai se entrega à Polícia Civil em Porto Velho

PF investiga falsa identidade policial usada em redes sociais na capital