Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Polícia

TCE abre vagas para curso sobre o Fundeb

Estão abertas as inscrições para a capacitação destinada a repassar orientações sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Magistério (Fundeb), que o Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), realizará nos dias 22 a 24 deste mês, no município de Cacoal.

As inscrições são gratuitas e só podem ser feitas de modo eletrônico pelo portal do TCE, na página da Escon (http://www.tce.ro.gov.br/Sigiep/WFParticipanteCurso.aspx?id=2173). O evento é destinado não apenas a membros de Conselhos do Fundeb (tanto estadual quanto municipal), mas também aos secretários municipais de educação e servidores de áreas como controle interno, assessoria jurídica, contabilidade, entre outros.

Especificamente para esse curso, não há vinculação da inscrição do participante ao polo. Assim, conselheiros do Fundeb e demais agentes públicos de outros municípios que não apenas os da região de Cacoal poderão participar da capacitação, que tem carga horária total de 24 horas-aula, a ser desenvolvida no auditório da Secretaria Regional de Controle Externo do TCE em Cacoal.

INSTRUTORES

A capacitação terá como instrutores dois agentes públicos do Tribunal de Contas: o conselheiro-substituto Davi Dantas da Silva e o servidor Cláudio José Uchôa Lima.

De acordo com Davi Dantas, a capacitação, além de reforçar a função pedagógica abraçada pelo TCE, estendendo-a à sociedade, especialmente aos conselhos sociais, tem como foco possibilitar aos participantes identificar os tipos de recursos recebidos por meio do Fundeb e como devem ser utilizados.

Desse modo, eles poderão não só compreender melhor, mas acompanhar e controlar a aplicação desses recursos, bem como o processo de elaboração do parecer anual sobre essa aplicação. O parecer anual serve de subsídio para o Tribunal de Contas, na elaboração do relatório técnico sobre as contas do Governo do Estado, na área da educação.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ministro da Justiça autoriza envio da Força Nacional para Porto Velho

PM realiza operação “Aliança pela Vida, Moradia Segura II” no residencial Orgulho do Madeira com prisões e apreensões de armas e drogas

Sem segurança, trabalhadores recolhem todos os ônibus das ruas de Porto Velho

Capital amanhece sem transporte coletivo, com medo e insegurança em meio a onda de ataques