Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Polícia

TJ adere ao Movimento Rondônia pela Educação

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) lidera o Movimento Rondônia pela Educação, que consiste na união do poder público, iniciativa privada e sociedade civil na realização de ações que promovam a melhoria da educação em Rondônia. Na busca de parceiros para somar aos projetos, a coordenadora estadual do Movimento Rondônia pela Educação, Raquel Serbino, apresentou ao presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, as propostas de trabalho do Movimento.

Raquel Serbino ponderou que a situação dentro das escolas hoje está muito difícil. “Tendo em vista todos esses agravantes que ocorrem no ambiente escolar como evasão, reprovação, violência e baixa qualidade dos índices educacionais no Estado, a Fiero vem com a proposta de incentivar as boas práticas, reunindo os diversos movimentos existentes na busca de melhorar a qualidade e os indicadores da educação. Precisamos juntar estes trabalhos para ajudarmos a escola, pois percebemos que a escola sozinha não está conseguindo ultrapassar estas barreiras”.

Acompanhada pela pedagoga Adir Oliveira, a coordenadora do Movimento Rondônia pela Educação enfatiza que muitos problemas recorrentes nas escolas acabam na mesa dos juízes. “Muitos conflitos que deveriam ser resolvidos dentro da própria escola acabam nos tribunais. Nós queremos resgatar o valor da escola, seu real propósito. Precisamos de uma mediação forte de conflitos nas unidades educacionais, por isso temos que aumentar a conversa sobre educação”, disse.

O presidente do TJ-RO, Sanção Saldanha parabenizou a iniciativa da Fiero. “Este é um projeto maravilhoso. Eu entendo que devemos voltar nossa atenção para os problemas da área da educação e coloco o Tribunal de Justiça de Rondônia, bem como a nossa Escola da Magistratura, dentro de nossas possibilidades, para agregar ações ao Movimento Rondônia pela Educação”, pontuou.

Saldanha salientou que a educação em Rondônia necessita de movimentos que resgatem o papel da escola como formadora de cidadãos críticos e capazes de exercer seu papel na sociedade. “Estamos vivendo, de certa forma, uma inversão de valores. É preciso resgatar o sentido de escola, como ambiente de ensino-aprendizagem, produção de saberes”.

Depois da apresentação das metas do Movimento Rondônia pela Educação, o presidente do TJ-RO, Sanção Saldanha, assinou o Termo de Adesão, onde declara que o Poder Judiciário de Rondônia está disposto a apoiar as ações educacionais do Movimento, que visam alavancar a qualidade da educação no Estado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ministro da Justiça autoriza envio da Força Nacional para Porto Velho

PM realiza operação “Aliança pela Vida, Moradia Segura II” no residencial Orgulho do Madeira com prisões e apreensões de armas e drogas

Sem segurança, trabalhadores recolhem todos os ônibus das ruas de Porto Velho

Capital amanhece sem transporte coletivo, com medo e insegurança em meio a onda de ataques