Rondônia, 22 de dezembro de 2024
Polícia

Trabalhadores da Eletrobras e Eletronorte cruzam os braços em Rondônia

Apenas os serviços essenciais para manuntenção do sistema de energia elétrica estão sendo realizados em Rondônia, de acordo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas (Sindur), que encabeça uma paralisação de três dias na Eletrobras Distribuição Rondônia e Eletronorte a partir desta segunda-feira.

Segundo o presidente da entidade sindical, Nailor Guimarães Gato, a movimentação é nacional devido ao rompimento unilateral da direção da Eletrobras em negociar o acordo coletivo de 1º de maio. "Estávamos em negociação com a Eletrobras e eles simplesmente encerraram as conversações. A paralisação é a nível nacional com mais de 20 mil trabalhadores e um alerta para que voltem a mesa de negociação", disse.

Ainda de acordo com Nailor entre os serviços paralisados estão o corte e novas ligações. "Só estão sendo cumpridas as ordens de serviço já geradas". Segundo explica o sistema elétrico não sofre prejuízos, uma vez que se trata de serviço essencial. "Se acontecer anormalidade nós iremos resolver. Nosso embate não é contra o consumidor, ou a sociedade, mas com as empresas do Sistema Eletrobras, para que negocie. Uma outra luta é contra a privatização, principalmente as distribuidoras, por entendermos que a energia é estratégica para o desenvolvimento nacional e da Nação".

Em Rondônia são mais de 1200 trabalhadores e as principais reivindicações são o reajuste das perdas de 9,28%. O Sindur estima que mais de 90% das atividades da Eletrobras Distribuição Rondônia e Eletronorte estejam paralisadas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Homem é atacado por dupla criminosa e deixado ferido em frente à casa de parentes

Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste

Amazônia Legal: MPF exige medidas contra aeronaves e pistas de pouso usadas pelo garimpo ilegal

Polícia Civil prende um e apreende 180 kg de drogas que seriam enviadas a Porto Velho