Trabalhadores da Eletrobras e Eletronorte cruzam os braços em Rondônia
Apenas os serviços essenciais para manuntenção do sistema de energia elétrica estão sendo realizados em Rondônia, de acordo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas (Sindur), que encabeça uma paralisação de três dias na Eletrobras Distribuição Rondônia e Eletronorte a partir desta segunda-feira.
Segundo o presidente da entidade sindical, Nailor Guimarães Gato, a movimentação é nacional devido ao rompimento unilateral da direção da Eletrobras em negociar o acordo coletivo de 1º de maio. "Estávamos em negociação com a Eletrobras e eles simplesmente encerraram as conversações. A paralisação é a nível nacional com mais de 20 mil trabalhadores e um alerta para que voltem a mesa de negociação", disse.
Ainda de acordo com Nailor entre os serviços paralisados estão o corte e novas ligações. "Só estão sendo cumpridas as ordens de serviço já geradas". Segundo explica o sistema elétrico não sofre prejuízos, uma vez que se trata de serviço essencial. "Se acontecer anormalidade nós iremos resolver. Nosso embate não é contra o consumidor, ou a sociedade, mas com as empresas do Sistema Eletrobras, para que negocie. Uma outra luta é contra a privatização, principalmente as distribuidoras, por entendermos que a energia é estratégica para o desenvolvimento nacional e da Nação".
Em Rondônia são mais de 1200 trabalhadores e as principais reivindicações são o reajuste das perdas de 9,28%. O Sindur estima que mais de 90% das atividades da Eletrobras Distribuição Rondônia e Eletronorte estejam paralisadas.
Veja Também
PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana
Operação Vape retira do mercado 547 dispositivos eletrônicos proibidos em Rondônia
Adolescente de 17 anos é apreendida com cocaína presa ao corpo em aeroporto do Amazonas
Disparo dentro de residência leva à apreensão de arma e drogas na zona sul de Porto Velho