Vencedora do prêmio Educador Nota 10 e marido cacique são atacados a tiros em Cacoal

O líder de uma aldeia Paiter Suruí, Naraymi Suruí, e a esposa, a professora Elisângela Dell-Armelina Suruí, vencedora do prêmio Educador Nota 10 deste ano, foram alvos de uma tentativa de homicídio nesta semana em Cacoal. Dois homens atiraram pelo menos três vezes contra o casal na noite de quarta-feira (29). O líder acredita que os criminosos sejam madeireiros que foram expulsos das áreas indígenas pela tribo.
Anderson Suruí, diretor e comunicação da Cooperativa de Produção e Desenvolvimento do Povo Indígena Paiter Suruí (Coopaiter) conta que o cacique foi à cidade de Cacoal para despachar uma carga de castanha. “Quando eles estavam retornando para a aldeia, na Rodovia do Café, dois homens atiraram três vezes contra o cacique e a esposa dele e fugiram. Os tiros não atingiram os dois. Na quinta-feira, eles foram até Ji-Paraná, para registrar a ocorrência na Polícia Federal”, disse Anderson ao Rondoniagora, por telefone.
Ainda conforme o diretor de comunicação da cooperativa, a aldeia fica localizada na Linha 12. Ele afirma que o ataque deve ter sido feito por madeireiros que estão invadindo a região e fazendo ameaças aos indígenas. “A gente acredita que foi uma espécie de vingança, de retaliação, porque os madeireiros foram expulsos das nossas terras. Eles discutiram e foram ameaçados ainda dentro da reserva”, afirmou Anderson Suruí.
Cooperativa
Anderson Suruí disse que a etnia está se organizando em uma cooperativa para evitar que as terras indígenas sejam invadidas e também para que produzam de forma sustentável, além de evitar garimpo e extração de madeira ilegal.
“Vários caciques que estão atuando fortemente na constituição da Coopaiter estão sendo vítimas de ameaças, inclusive pelos garimpeiros e madeireiros, que reconhecemos como grupos de criminosos que querem aproveitar, sob a má-fé, os recursos naturais do nosso povo”, disse por meio de nota.
Veja Também
Motorista com sinais de embriaguez causa grave acidente com vítima na avenida Abunã
Mulher fica gravemente ferida em acidente de moto na zona leste
Mais de meia tonelada de drogas é interceptada pela PRF na BR-364
Forças de segurança frustram transporte de skunk em área portuária de Guajará-Mirim