Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Polícia

Vídeo: Morador bloqueia Estrada do Areia Branca após acordar com a casa alagada

Pela segunda vez em menos de seis meses, o marinheiro Francisco Ramos de Souza acordou com a casa alagada. Morador na Estrada do Areia Branca, às margens do Igarapé Bate Estaca, ele resolveu protestar na manhã desta segunda-feira (28), bloqueando a via, o que impediu a passagem de veículos desde às 7 horas. “Eu fiz isso para chamar a atenção e ver se alguém aparece aqui para ver o que acontece na minha casa quando chove forte”, diz. Ele contou com a ajuda de vizinhos no protesto pacífico

Francisco conta que os problemas começaram quando foi feita uma barragem no igarapé, para a construção de uma galeria. No entanto, foi feita uma elevação de cerca de dois metros, deixando sua casa, abaixo do nível do igarapé. “Antes de colocarem essa galeria, eles fizeram uma barragem com aterro e colocaram um bueiro de 1,20 metro, mas não suportou a água e alagou tudo. Desta vez ficou ainda pior. E esta chuva foi só de ontem para hoje. Era umas 21h30min quando começou a chover, quando foi umas 2h45min eu levantei já foi pisando dentro d’água outra vez. A gente não dorme direito depois que alagou a primeira vez”, diz morador, que vive com a esposa e um filho de 10 anos.

O pedreiro Aldenor Bastos da Silva também é morador da região e conhece bem o problema do vizinho. “É uma situação muito ruim. Se chove fraco, a água já fica com no quintal dele. Como a chuva foi mais forte, ele tem um prejuízo muito grande”, diz o vizinho.

A esposa de Francisco, Maria Aleluia, lamenta todo o prejuízo e diz que vai procurar os direitos. “Está tudo molhado de novo, tudo debaixo d’água. Agora não tem jeito, já pedimos ajuda e ninguém resolve nosso problema. Agora, vamos juntar as fotos e documentos para resolver, porque não dá mais”, diz a morada.

A via foi liberada por volta das 10 horas, após não aparecer nenhum representante da Defesa Civil, que já tinha sido informada.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Jovem passa mal e acaba presa após médicos detectarem ingestão de 25 porções de cocaína

Operação Quimera: um morto, prisões e grande apreensão de armas, drogas e munições

Dentista investigado por planejar morte do pai se entrega à Polícia Civil em Porto Velho

PF investiga falsa identidade policial usada em redes sociais na capital