Vídeo: Operação Mapinguari prende envolvidos em invasões e incêndio de pontes próximas a Jacinópolis
As forças de segurança da Operação Mapinguari, que realizam desocupação do Parque Estadual de Guajará-Mirim, flagraram vários criminosos com acesso livre para entrada de gado na unidade de conservação.
O flagrante aconteceu após reconhecimento aéreo. Os policiais detectaram na fronteira das fazendas situadas ao longo da linha 7, que fazem fundiária com o Parque Guajará- Mirim, mais precisamente no Rio Oriente, o acesso livre, sem cercamento, para entrada de bovinos tocados de dentro do parque estadual. Quatro pessoas foram presas.
Após a prisão dos envolvidos, vândalos tentaram atear fogo nas pontes próximas do distrito de Jacinópolis, nas rodovias estaduais 420 e 421. Equipes policiais de controle de acesso da Operação Mapinguari, impediram a inutilização das pontes.
O reforço policial está garantido na região com a realização de dezenas de abordagens a pessoas e veículos, para se evitar novos ataques às pontes e obstrução de vias na região.
Os crimes registrados foram de "causar dano direto à Unidades de Conservação” (Art. 40 da Lei 9605/98), "impedir ou dificultar a regeneração natural de florestas e demais formas de vegetação” (Art. 48 da Lei 9608/98) e “desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente” (Art. 50-A da Lei 9605/98). Os envolvidos também foram multados em cerca de R$ 1,2 milhões de reais após fiscalização ambiental e do Idaron, considerando a grande área desmatada dentro do Parque Estadual, utilizada como pasto para os gados de corte dos fazendeiros. Os atos ilícitos foram registrados na Delegacia de Polícia de Nova Mamoré.
Acolhimento
Equipes de acolhimento da Operação Mapinguari estiveram presentes nos sítios alvos da ação policial, visando dar o apoio devido às crianças e pessoas residentes nas propriedades que tiveram pessoas detidas.
Veja Também
Gerente do Banco do Brasil em Rondônia é alvo de operação da PF por desvios de mais de R$ 11 milhões
PF investiga divulgação de vídeos íntimos envolvendo candidato nas eleições de 2024
Motociclista fica em estado gravíssimo após ser arrastado por carro
Criminosos invadem casa e matam homem a tiros em Porto velho