Rondônia, 11 de dezembro de 2025
Política

Executivo manda 7 projetos para Assembléia Legislativa analisar em regime de urgência

Chegou no final da tarde desta quinta-feira a Assembléia Legislativa a mensagem 003 do Poder Executivo convocando sessões extraordinárias nos dias 7 e 8 de fevereiro para analisar em regime de urgência 7 projetos de interesse do Governo. O principal é autorização dos parlamentares para contratação de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 542 milhões. Rondônia está entre os dez estados brasileiros que cumpriram as metas fiscais nos últimos anos e está apto a efetivar a operação, garantindo crescimento de 20 anos em apenas 2 com as obras estruturantes asseguradas no projeto.

O chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral, fez um apelo a todos os parlamentares a estarem presentes nas sessões convocadas pelo Executivo. Além do financiamento, há outras matérias de grande importância para o Estado, a exemplo dos programas de transferência de renda no contexto da política de combate a pobreza e erradicação da miséria na capital e interior. Outros dois projetos também tem cunho social. É o que dispõe sobre a criação de um fundo para o Programa Estadual de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Proafa) e o Programa Escola Guaporé de Educação do Campo.

Sobre o financiamento do BNDES, o governador Confúcio Moura (PMDB) chama atenção para o salto no desenvolvimento econômico e social do Estado, além de promover ações de controle e gerenciamento da máquina estatal, hoje engessada com programas arcaicos e em desuso. Praticamente todos os setores da administração estarão contempladas com os recursos, a exemplo da segurança, justiça e cidadania, esportes, cultura, educação e saúde.

SIGA-NOS NO

Veja Também

GOVERNADOR LAMENTA “PLANTAÇÕES DE NOTÍCIAS SEM FONTES” E DIZ QUE INVESTIGAÇÃO DA TERMÓPILAS CHEGOU AO FIM

A pedido de Marcos Rogério, ANTT se compromete com antecipação de obras no anel viário de Porto Velho

Aprovado PL de Dr. Luís do Hospital que garante oferta de Mounjaro no SUS

Assembleia vota orçamento 2026 na próxima semana; veja previsão para poderes e órgãos