Abril Vermelho: Marcos Rogério pede esclarecimentos sobre proteção aos produtores

O senador Marcos Rogério (PL-RO) obteve a aprovação, nesta quarta-feira (2), na Comissão de Agricultura do Senado, de um requerimento para que o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira, preste esclarecimentos sobre as medidas adotadas para prevenir invasões e violências no campo durante o período conhecido como "Abril Vermelho".
Historicamente marcado por invasões promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outros movimentos sociais, o mês de abril preocupa produtores rurais em todo o país. Em 2024, foram registradas 31 ocupações ilegais em diversos estados brasileiros. Para este ano, o cenário já é alarmante, com cinco invasões confirmadas antes mesmo do início do mês.
O requerimento aprovado destaca a necessidade urgente de ações preventivas por parte do Ministério, especialmente diante da recente proposta de alteração no Orçamento de 2025, que prevê alocar R$ 850 milhões para atividades relacionadas ao MST e reforma agrária. Marcos Rogério alerta que a falta de esclarecimentos sobre o uso desses recursos pode acabar incentivando ainda mais as ocupações.
“Precisamos garantir que esses recursos sejam utilizados para o fortalecimento da agricultura familiar e não para estimular conflitos e invasões que comprometem a segurança e o direito à propriedade no campo", ressaltou Marcos Rogério.
Além disso, o senador busca informações detalhadas sobre a aplicação da Lei nº 14.701/2023, que envolve questões sensíveis como demarcações de terras indígenas, tema que pode influenciar diretamente nas tensões no campo. Ele também cobra esclarecimentos sobre a atuação do Ministério na Comissão Especial de Conciliação instaurada na Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC nº 87/DF), em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
"Nosso objetivo é garantir segurança e proteção jurídica aos produtores rurais, que estão apreensivos com a iminência de novas invasões e a falta de clareza sobre o posicionamento oficial do governo", afirmou Marcos Rogério após aprovação do requerimento.
Veja Também
Vereadora Ellis Regina conduz audiência pública para ouvir demandas dos motoristas de aplicativos
Vereadora Ellis Regina ressalta vitória dos servidores da educação
Luís do Hospital entrega retroescavadeira a produtores de leite de Tarilândia