AÇÃO DE EMPRESÁRIOS E CLASSE POLÍTICA GARANTE REDUÇÃO NA PROPOSTA DE AUMENTO DO ICMS

A proposta original do Executivo era elevar a alíquota geral do ICMS de 17% para 18%, causando efeito direto na gasolina e no álcool, aumentando de 25% para 28%, além de uma taxação nestes dois combustíveis destinada ao fundo de pobreza do Estado. Com a intervenção da Fiero e das outras instituições, o Governo acabou cedendo e chegou-se ao consenso com os próprios representantes da Casa Civil e da pasta de Finanças alterar de 17% para 17,5% a alíquota do ICMS e subir de 25% para 26% o imposto sobre o álcool e a gasolina, mas excluindo a taxa do fundo de pobreza.
Além do ICMS, o Governo também queria aumentar o IPVA, subindo as alíquotas de 2% para 3% em veículos até 100 cilindradas, e de 3% para 4% para os veículos acima de 100 cilindradas. A proposta foi rejeitada na comissões temáticas e o imposto será rediscutido em 2016.
Estamos satisfeitos com o empenho de todos os empresários em especial do presidente Marcelo Thomé pela iniciativa em discutir essas ações junto com os deputados, disse o presidente da Assembleia.
Veja Também
Deputada Lebrinha reforça compromisso com municípios e recebe vereadores em Porto Velho
