Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Ação penal envolve parentes de Ivone Cassol

Irmãos e cunhada foram denunciados pelo Ministério Público Federal na mesma ação que condenou Cassol

A denúncia feita pelo Ministério Público de Rondônia e que levou a condenação do senador Ivo Cassol no Supremo Tribunal Federal (STF) envolveu também irmãos da ex-primeira-dama, Ivone Cassol (PP), que concorre hoje ao Senado da República. De acordo com o que decidiu o Supremo, Cassol beneficiou empresas pertencentes aos parentes de Ivone Cassol. Essas empresas foram criadas no início da gestão de Cassol na Prefeitura de Rolim de Moura. Para o MP, em tese aceita por todos os ministros do Supremo, houve conluio, acerto para as empresas dos familiares e amigos sempre ganhassem as licitações.

Apurou o MP, que as empresas foram constituídas ou alteraram seus contratos sociais no início do mandato de Ivo Narciso Cassol como prefeito de Rolim de Moura com o fim de fraudar diversos procedimentos licitatórios. E segue o relato, afirmando Ivone Cassol é irmã de Ilva Mezzomo Crisóstomo - casada com Josué Crisóstomo - ambos sócios da Sul Terraplanagem Ltda e Construtel Terraplanagem Ltda. Já Izalino Mezzomo e Ivalino Mezzomo, sócios da JK Construções e Terraplanagem Ltda, são também irmãos de Ivone Cassol e de Ilva Mezzomo Crisóstomo.

Ainda de acordo com a denúncia, restou configurado também que Neilton Soares Santos e Aníbal de Jesus Rodrigues, sócios da Construtora Pedra Lisa Ltda e da Strada Construções e Incorporações Ltda, são pessoas de confiança do senador Cassol. Neilton Soares Santos era responsável técnico pelas empresas JK Construções e Terraplanagem Ltda, Construtora Pedra Lisa Ltda, Strada Construções e Incorporações Ltda, além da TBM Terraplanagem Borges & Mecânica Ltda, que também participava dos convites em Rolim de Moura. Quanto a Aníbal de Jesus Rodrigues, além de integrar, ao lado de Neilton Santos, o quadro societário das empresas Construtora Pedra Lisa Ltda e Strada Construções e Incorporações Ltda - que participavam constantemente de licitações no Município de Rolim de Moura durante a gestão de Ivo Cassol figurou como sócio de Ivone Mezzomo Cassol em uma empresa de rádio, já integrou o quadro societário da JK Construções e Terraplanagem Ltda, bem como era o responsável pela contabilidade das empresas do grupo Cassol. “A ciência de Ivo Narciso Cassol a respeito dos fatos e da atuação de cada um dos membros da quadrilha é inconteste, como se infere de diversos trechos de seu interrogatório”, relata a Ação Penal.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: Esquema milionário liderado pelo vereador Fogaça envolvia agência e ex-secretária

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor