Acir cobra manutenção de trecho de ferrovia em Rondônia no Orçamento da União de 2015
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) considerou um desrespeito com a região Norte a retirada, pelo governo federal, do projeto de construção do trecho da Ferrovia Transcontinental, entre Lucas do Rio Verde (MT) a Cruzeiro do Sul (AC), incluindo o trecho de Rondônia, das prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2015).
A retirada deste projeto das prioridades da LDO, que serve de base para a elaboração e execução do Orçamento da União de 2015, ocorre no contexto de cortes nos gastos federais e de ajuste fiscal definidos pela nova equipe econômica. Ao menos este foi o motivo alegado pelo governo federal no despacho encaminhado como mensagem à presidência do Senado. Outras ações no modal ferroviário nacional também foram vetadas.
O senador Acir Gurgacz, que trabalhou para incluir o trecho da ferrovia na região Norte na LDO e também no Plano Plurianual (PPA 2012-2015) disse que vai continuar lutando para que o projeto seja mantido no Orçamento de 2015. "Entendo a necessidade de corte nos gastos do governo e do ajuste fiscal, mas defendo que os investimentos em obras estratégicas para o desenvolvimento do país e para o escoamento da produção agrícola sejam mantidos", frisou Acir.
O senador acredita na possibilidade de manutenção do trecho de 950 quilômetros entre os municípios de Sapezal (MT) e Porto Velho (RO) no orçamento de 2015. De acordo com o senador, o projeto de viabilidade técnica e ambiental, bem como o projeto executivo deste trecho foram licitados em junho do ano passado pelo governo federal. "Esse trabalho não pode parar e vamos lutar com todas as forças para que pelo menos esse trecho seja mantido no orçamento", frisou Acir.
A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) aprovou na noite de 22 de dezembro de 2014 o relatório final do Orçamento de 2015, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR). No entanto, o texto só será votado em sessão do Congresso em fevereiro, já na 55ª legislatura, com a retomada dos trabalhos do Senado e da Câmara. O recesso parlamentar prossegue até 31 de janeiro de 2015.
Veja Também
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília
Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor
Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais