Rondônia, 25 de dezembro de 2024
Política

Advogado de Rondônia vai representar o Brasil em missão de observação nas eleições presidenciais da Argentina

A Argentina escolherá o seu novo presidente da República no próximo dia 22. O pleito decidirá além do novo presidente do país, o vice-presidente, deputados e senadores. Para vencer em 1º turno, os candidatos à Presidência precisam de, ao menos, 45% dos votos ou 40% e uma diferença de 10 pontos percentuais em relação ao 2º colocado. Caso ninguém atinja essa marca, será necessário um 2º turno, que está previsto para ser realizado em 19 de novembro de 2023. Neste caso, vence o candidato com maior número de votos. 

O advogado eleitoralista Victor Morelly Dantas Moreira, paraibano radicado em Rondônia, integrará a Missão de Observação Eleitoral, formada por diversas entidades e estudantes do Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral da PUC-PR. 

A delegação brasileira irá acompanhar o processo e também participará de uma série de palestras e visitas institucionais. Além de Victor Morelly, outros especialistas em Direito Eleitoral também estarão presentes na missão, organizada pela Transparência Eleitoral na América Latina, em parceria com a Conferência Americana de Organismos Eleitorais Subnacionais para a Transparência Eleitoral (Caoeste) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC-PR.

A Missão Eleitoral acontecerá na semana que antecede o dia da votação. Durante esse período, foi elaborada uma agenda abrangente que inclui reuniões com representantes de partidos políticos, autoridades eleitorais e órgãos legislativos. Serão realizadas ainda interações com organizações da sociedade civil para enriquecer o debate sobre a importância da participação cidadã nos processos democráticos. 

Um dos pontos altos da agenda será a visita aos centros de votação durante o dia das eleições. A jornada permitirá obter uma compreensão direta da dinâmica do processo eleitoral, que tem por objetivo geral promover eleições justas na Argentina.

Victor Morelly é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Rondônia e em Ciências Contábeis também pela Unir, Pós Graduado com MBA em Licitações e Contratos pela Faculdade Polis Cívitas do Paraná, Pós graduando em Planejamento estratégico na gestão pública pelo Instituto Federal de Rondônia- IFRO e em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral pela PUC-PR. Atualmente é Controlador Geral da Câmara Municipal de Porto Velho. Especialista em Prestação de Contas Eleitoral, Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia, onde Coordena a Comissão de Contabilidade Eleitoral e Partidária e a Comissão de Prerrogativas e Política Institucional. Advogado sócio do Escritório Souza, Pacifico & Morelly Sociedade de Advogados, também é Membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB-RO.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa

Marcos Rogério: Condenados por homicídio e estupro não terão progressão de pena

Senador Jaime Bagattoli cobra explicações do Incra sobre risco de expulsão de produtores do Assentamento Burareiro

Cidadão Honorário: Câmara de Porto Velho homenageia advogado Nelson Canedo Motta