Rondônia, 11 de fevereiro de 2026
Política

Aguardando decisão do STF, Garçon pode perder mandato, prejudicado por julgamento de ex-deputada Daniela Amorim

Temendo perder o mandato na Câmara dos Deputados, caso o Supremo Tribunal Federal não acolha pedido de liminar para mantê-lo no cargo, o deputado federal Lindomar Garçon (PV-RO) esclareceu nesta terça-feira os motivos pelos quais poderá deixar o cargo eletivo. O parlamentar saiu prejudicado com o julgamento desfavorável a ex-deputada Daniela Amorim, na época filiada ao PTB, que não conseguiu o registro de candidatura e, portanto, seus votos não foram computados para coligação Avança Rondônia, na qual figurava Garçon e os deputados federais Carlos Magno (PP-RO), Moreira Mendes (PSD-RO) e Nilton Capixaba (PTB-RO). Garçon precisava dos votos para no resultado final garantir mais uma vaga a aliança articulada pelo senador Ivo Cassol (PP-RO).

Daniela Amorim foi enquadrada na Lei da Ficha Suja, polêmica norma ainda em discussão no Supremo Tribunal Federal. Como a própria Corte Suprema havia decidido que a ficha limpa não valeria para as eleições de 2010, Daniela poderia sim ter seus votos validados, mas acabou perdendo prazos, prejudicando completamente a sua coligação e seus companheiros de chapa. Para piorar a situação, Daniela Amorim desistiu do recurso, por razões ainda obscuras.
“Lamentamos a demora da Justiça para resolver os casos de candidatos inseridos na Lei Ficha Suja. Se a decisão tivesse acontecido com maior brevidade não estaria tendo que enfrentar o inesperado”, explicou o parlamentar. Em seguida, ele disse que caso seja necessário deixar o mandato, sai de cabeça erguida e reafirmando o compromisso de trabalhar pelo Estado, principalmente por Porto Velho e Candeias do Jamari.
O deputado agradeceu aos quase trinta e cinco mil votos recebidos em 2010 e falou que por ser um “homem temente a Deus, não carregará nem um tipo de mágoa ou ressentimentos”. Garçon agradeceu o apoio dos colegas de bancada e assegurou que estará na disputa nas eleições de 2012.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Pastor Evanildo deixa o PRTB com anuência da direção nacional e estuda convites para concorrer à Câmara

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco