Rondônia, 17 de dezembro de 2025
Política

Airton Gurgacz apoia criação de duas universidades federais no interior

O deputado Airton Gurgacz (PDT) participou de reunião com a reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Maria Berenice Tourinho, para tratar da possibilidade da criação de duas novas universidades federais em Rondônia. A reunião foi agendada pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que se prontificou em ajudar a agilizar o processo de instalação das instituições, que ficariam localizadas nas regiões Central e Sul do Estado.

O deputado Airton manifestou total apoio à criação das duas novas instituições federais de ensino superior, dizendo acreditar que o incentivo à educação e à formação de profissionais é um dos compromissos de todos os agentes políticos. Ele colocou seu gabinete na Assembleia Legislativa à disposição para as ações que puderem colaborar para a instalação dos novos Campi.

Airton Gurgacz disse acreditar que duas novas universidades federais em Rondônia contribuirão muito para o desenvolvimento do Estado, com a formação de novos e capacitados profissionais. “O projeto tem nosso total apoio e vamos trabalhar para que consigamos realmente viabilizá-lo”, acrescentou.

No que depender da Assembleia Legislativa, “tenho certeza que os nossos colegas deputados não se furtarão em apoiar a iniciativa, pois não mediremos esforços para que Rondônia passe a figurar também como um Estado de excelência em educação superior”, destacou.

A criação de duas novas universidades federais no Estado foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consun). As duas, uma na região central e outra no sul do Estado, surgiriam do desmembramento da Fundação Universidade Federal de Rondônia.

O próximo passo será o envio do processo para o Ministério de Educação e Cultura (MEC), e os encaminhamentos necessários para o desmembramento. Segundo o comitê, o principal objetivo e benefício de criação é suprir o déficit de vagas universitárias públicas existentes no Estado.

Desde os anos 90 já se discute a possibilidade da criação de novas universidades no Estado. Mas foi em 2012 que o campus de Ji-Paraná, região central, começou a realizar reuniões periódicas para discutir melhor a possibilidade. A movimentação se expandiu para os outros campi e, em 2013, foi formalizado o processo de desmembramento. Estudos apontam que o déficit de hoje em Rondônia é de aproximadamente 8 mil vagas.

Novas universidades

A proposta é que sejam criadas duas novas universidades, totalizando três instituições federais no Estado. Uma delas seria na região central, onde os campi de Ji-Paraná e Presidente Médici se tornariam a Universidade Federal Central de Rondônia, e outro na região, com os campi de Vilhena, Rolim de Moura e Cacoal, formando a Universidade Federal Oriental de Rondônia. A Unir permaneceria com os campi de Porto Velho, Ariquemes e Guajará-Mirim.

No Brasil, das últimas 19 novas universidades federais, oito delas surgiram de um desmembramento. O tempo médio para a criação de novas universidades, a partir de desmembramento no Brasil, é de 17 meses, levando-se em consideração a tramitação. Agora, depois de aprovado no Consun, o processo passa pela elaboração do projeto de lei. A comissão acredita que a oficialização da criação pode levar até dois anos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Marcos Rogério apresenta projeto para sustar decreto do governo que ameaça a segurança do setor elétrico

Deputada Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Obra de pavimentação em União Bandeirantes entra na fase final, afirma engenheiro em reunião com vereador Adalto