Airton Gurgacz destaca Maio Amarelo e pede maior apoio para educação no trânsito
O deputado Airton Gurgacz (PDT), durante pronunciamento na sessão desta quarta-feira (4), parabenizou legisladores pelo seu dia e destacou o Maio Amarelo, comemorado em todo o país, apresentando estatísticas relacionadas à saúde pública.
O parlamentar parabenizou os parlamentares, pois ontem (3), foi comemorado o Dia do Legislador. Vereadores, deputados estaduais e federais e senadores estão de parabéns e mantém o compromisso de legislar e fiscalizar as ações dos executivos.
Lamentou que Infelizmente a corrupção entre os parlamentares é grande e a mídia, tem denunciado esta questão cotidianamente e que isso põe em cheque a credibilidade da atuação dos legisladores em todo o Brasil.
Esporte
Airton lembrou que em Ji-Paraná, cerca de R$ 1 milhão entre emendas e recursos do estado foram utilizados para reativar o estádio Biancão. Foram cerca de 50 luminárias novas que possibilitam a volta dos jogos noturnos, muros, cobertura, reforma de vestiário, ares-condicionados, cabines, entre outras ações. Com isso a população voltou ao estádio que comporta cinco mil pessoas.
Maio Amarelo
Registrou que domingo iniciou o maio amarelo em todo o país, com carreata em Ji-Paraná com a presença de autoridades e sociedade. O Detran atua com educação no trânsito, palestras, mostrando estatísticas dos acidentes no trânsito, mutilação e que quem paga a conta é a população com os altos custos para o governo com acidentados, lotando hospitais e o longo tempo para recuperação do acidentado.
Por isso pediu mais humanização no trânsito, com respeito às leis por parte da população, para que não bebam e dirijam, não furem sinal o que acaba por matar nossa gente. Precisamos diminuir o número de acidentes em todo o estado e país.
O mês inteiro teremos blitze educativa em Rondônia e que esta guerra não tem vencedor, só tem vencidos, afirmou Airton.
Ressaltou que ao se fazer visitas aos hospitais, de cada cinco internados, quatro são de acidentados e só um é doente efetivamente. O trânsito sobrecarrega o sistema de saúde com internações longas, tirando muitas vezes o lugar de doentes que necessitariam de cuidados hospitalares.
Citou que na Espanha, ao majorarem os valores das multas, a redução do número de mortes foi enorme. Parece que tem de doer no bolso para que as pessoas mudem de atitudes.
Trabalhador
O parlamentar destacou a Festa do Trabalhador, realizada anualmente no grupo Eucatur, com almoço, brincadeiras, gincanas e a escolha do funcionário padrão que este ano teve como vencedor o colaborador Gilmar da Silva, funcionário há 22 anos no grupo.
Apartes
Luizinho Goebel disse que a maior parte dos gastos em saúde pública com acidentados, só no João Paulo II, chega a 70%. E a maior parte de acidentados com motocicletas. “Ao invés de buscarmos mais recursos para a saúde devemos atuar para reduzir o número de acidentes no trânsito, pois são custos altíssimos, com ortopedistas, fisioterapeutas e longas internações”, concluiu o deputado.
Veja Também
Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa
Marcos Rogério: Condenados por homicídio e estupro não terão progressão de pena
Cidadão Honorário: Câmara de Porto Velho homenageia advogado Nelson Canedo Motta