Rondônia, 05 de fevereiro de 2026
Política

Airton Gurgacz destaca Maio Amarelo e pede maior apoio para educação no trânsito

O deputado Airton Gurgacz (PDT), durante pronunciamento na sessão desta quarta-feira (4), parabenizou legisladores pelo seu dia e destacou o Maio Amarelo, comemorado em todo o país, apresentando estatísticas relacionadas à saúde pública. 

O parlamentar parabenizou os parlamentares, pois ontem (3), foi comemorado o Dia do Legislador. Vereadores, deputados estaduais e federais e senadores estão de parabéns e mantém o compromisso de legislar e fiscalizar as ações dos executivos.

Lamentou que Infelizmente a corrupção entre os parlamentares é grande e a mídia, tem denunciado esta questão cotidianamente e que isso põe em cheque a credibilidade da atuação dos legisladores em todo o Brasil.

Esporte

Airton lembrou que em Ji-Paraná, cerca de R$ 1 milhão entre emendas e recursos do estado foram utilizados para reativar o estádio Biancão. Foram cerca de 50 luminárias novas que possibilitam a volta dos jogos noturnos, muros, cobertura, reforma de vestiário, ares-condicionados, cabines, entre outras ações. Com isso a população voltou ao estádio que comporta cinco mil pessoas. 

Maio Amarelo

Registrou que domingo iniciou o maio amarelo em todo o país, com carreata em Ji-Paraná com a presença de autoridades e sociedade. O Detran atua com educação no trânsito, palestras, mostrando estatísticas dos acidentes no trânsito, mutilação e que quem paga a conta é a população com os altos custos para o governo com acidentados, lotando hospitais e o longo tempo para recuperação do acidentado.

Por isso pediu mais humanização no trânsito, com respeito às leis por parte da população, para que não bebam e dirijam, não furem sinal o que acaba por matar nossa gente. Precisamos diminuir o número de acidentes em todo o estado e país.

O mês inteiro teremos blitze educativa em Rondônia e que esta guerra não tem vencedor, só tem vencidos, afirmou Airton.

Ressaltou que ao se fazer visitas aos hospitais, de cada cinco internados, quatro são de acidentados e só um é doente efetivamente. O trânsito sobrecarrega o sistema de saúde com internações longas, tirando muitas vezes o lugar de doentes que necessitariam de cuidados hospitalares.

Citou que na Espanha, ao majorarem os valores das multas, a redução do número de mortes foi enorme. Parece que tem de doer no bolso para que as pessoas mudem de atitudes. 

Trabalhador

O parlamentar destacou a Festa do Trabalhador, realizada anualmente no grupo Eucatur, com almoço, brincadeiras, gincanas e a escolha do funcionário padrão que este ano teve como vencedor o colaborador Gilmar da Silva, funcionário há 22 anos no grupo.

Apartes

Luizinho Goebel disse que a maior parte dos gastos em saúde pública com acidentados, só no João Paulo II, chega a 70%. E a maior parte de acidentados com motocicletas. “Ao invés de buscarmos mais recursos para a saúde devemos atuar para reduzir o número de acidentes no trânsito, pois são custos altíssimos, com ortopedistas, fisioterapeutas e longas internações”, concluiu o deputado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa