Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Política

Airton Gurgacz indica repasse de créditos ao Fundo da Criança e do Adolescente

O deputado Airton Gurgacz (PDT) indicou ao governo do Estado, à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) que os créditos não reclamados pelos contribuintes de pessoa física nos últimos cinco anos, sejam destinados ao Fundo da Criança e do Adolescente até o montante de 1% do valor bruto.

Segundo o parlamentar, o objetivo é possibilitar que o Estado faça uso dos valores não reclamados pelo contribuinte do Programa Nota Legal Rondoniense, para que possam ser repassados para o fundo citado.

De acordo com o deputado, caso o contribuinte não retire os créditos no período de cinco anos, eles são retomados aos cofres do Governo, não sendo possível qualquer outra destinação que não seja as constitucionais já contempladas nos repasses mensais.

De outro modo, ressaltou Airton Gurgacz, o Fundo da Criança e do Adolescente não dispõe de orçamento determinado, o que dificulta e praticamente impede que ações sejam realizadas para combater a exploração e a violência contra crianças e adolescentes.



SIGA-NOS NO

Veja Também

Assembleia aprova projeto que autoriza Rondônia a aderir a novo programa de revisão de dívidas com a União

Sílvia Cristina cobra votação da PEC 101, que assegura plano de saúde para servidores da extinta Sucam

Assembleia Legislativa entra em recesso e votação do Orçamento de 2026 fica para janeiro

Vale do Guaporé: projeto apoiado pela Energisa prevê a soltura de mais de 2 milhões de filhotes de quelônios em Rondônia