Rondônia, 07 de fevereiro de 2026
Política

Airton Gurgacz propõe o reconhecimento de utilidade pública a paróquia

O deputado Airton Gurgacz (PDT) apresentou projeto no Plenário da Assembleia Legislativa onde declara de utilidade pública a Paróquia São José, no município de Ji-Paraná. Também indicou recomendações à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e à Polícia Militar.

A Paróquia São José foi fundada em 8 de dezembro de 1987. Com caráter filantrópico e sem fins lucrativos, tem o objetivo de manter, administrar e desenvolver as atividades sociais das irmandades, cooperativas e outras agremiações, estimulando e praticando as obras de caridade e assistência social aos desvalidos.

Polícia Militar

Ao governo do Estado e ao comando da Polícia Militar, Airton Gurgacz indicou o aumento do efetivo policial em, pelo menos, dez soldados para atender o município de Presidente Médici.

O parlamentar afirmou que os índices de criminalidade têm aumentado e que atualmente a cidade é atendida com quatro patrulhas, tendo em cada plantão apenas uma viatura com quatro policiais a bordo realizando a ronda na cidade, o que considera insuficiente para cuidar da segurança da população.

Educação

O parlamentar cobrou da Seduc o cumprimento da Lei 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas da educação básica. Ele citou que no Estado vários cursos já formaram músicos e que o ensino nas escolas desenvolve saberes inquestionáveis e importantes na formação cultural e artística do aluno.

“Pensar no processo organizacional e no seu desenvolvimento humano requer amplas e pertinentes discussões em nível institucional, acadêmico e pedagógico”, afirmou Airton. Diante disso, solicitou que o governador autorize a contratação de professores de música, através da Seduc, para atender à demanda das escolas públicas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa