Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Política

ALE encerra em Vilhena jornada de audiências sobre o Código Florestal

Com o auditório da AVEC (Associação Vilhenense de Educação e Cultura) lotado e sob o lema “A Assembléia Legislativa quer conhecer o que você prevê para o Código Estado Florestal Brasileiro”, o Poder Legislativo Estadual deu continuidade às audiências públicas para debater a matéria que está em discussão no Congresso Nacional. As audiências propostas em Rondônia pelo deputado Luiz Cláudio (PTN) já ocorreram em Ariquemes, Ji-Paraná e Porto Velho, na última semana do mês de junho. No dia 1º de julho foi a vez de Rolim de Moura e no dia 3 em Vilhena, tendo esta última, intensa participação dos produtores rurais.
O proponente da audiência pública, deputado Luiz Cláudio (PTN) saudou todos os produtores, pecuaristas, representantes de entidades e autoridades e disse que seu objetivo com a realização dessas audiências públicas foi ouvir a classe produtiva. “São vocês que tem que dizer o que devemos fazer. Essas discussões, este despertamento que está havendo com a realização dessas audiências públicas foram muito importantes para que a Assembleia Legislativa aprove a aproximação da 3ª Zona do nosso Zoneamento Sócio Econômico e Ecológico”, observou.

Salientou que o Brasil tem vários Brasis, mas em termos de direito somos todos iguais. “Rondônia não pode ser diferente de Estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Temos que nos unir e dizer ao Brasil, aos organismos ambientais, que temos nossa representatividade, sendo que somos o 8° em quantidade de cabeças de gado, o 7º maior em produção de leite; o 4° maior produtor de café “Conillon”; o 3° maior produtor de cacau, além de um grande produtor de grãos como arroz, milho e soja. Precisamos nos fazer respeitar no restante do país e termos um Código Florestal que atenda a necessidade de nossos produtores, porque além de produzir alimento, gera emprego e renda”, finalizou.
Compuseram a Mesa de Trabalhos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Neodi Carlos; o vice-governador João Cahulla; o proponente, deputado estadual Luiz Cláudio; o prefeito de Vilhena, José Rover; o senador Valdir Raupp; os deputados estaduais Luizinho Goebel, Ezequiel Neiva, Ribamar Araújo, Kaká Mendonça e Marcos Donadon; os deputados federais Natan Donadon e Moreira Mendes, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre, Assueiro Doca Veronez; o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Magno; o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Francisco Cabral (Chico Padre); o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/RO), Salatiel Rodrigues e o presidente da Idaron/RO, Agostinho Pastore.

SIGA-NOS NO

Veja Também

DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha

Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego

Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru

Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura