Rondônia, 08 de fevereiro de 2026
Política

Amir Lando é o relator da PEC que regulamenta a aposentadoria ao extrativista vegetal

Tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 320/2009, que regulamenta a aposentadoria do extrativista vegetal. O relator da proposta, o Deputado Federal Amir Lando (PMDB-RO), disse em seu texto que é justo que o seringueiro também seja incluído nas mesmas regras que o garimpeiro, o pescador artesanal e o trabalhador rural no regime de tempo da Previdência Social.

De acordo com o texto da PEC, a idade mínima para aposentar seria 55 anos, se homem, e 50, se mulher. “São cidadãos que ficam expostos ao sol forte diariamente, exercendo atividades físicas intensas e constantes, além de conviverem com os perigos da floresta densa e dos rios que a cercam”, explicou Amir Lando. O parlamentar também se lembrou dos riscos de doenças e problemas no corpo devido aos anos de atividade de extrativista. “O trabalhador fica mais vulneráveis a doenças como câncer de pele, problemas visuais e estão sujeitos ao envelhecimento precoce, problemas de coluna e articulações no corpo,” disse Amir Lando.

Se aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, a PEC será deliberada em dois turnos no Plenário da Câmara dos Deputados e, em seguida, no Senado Federal. “Quem vive da floresta sabe a importância que tem o extrativista vegetal. É ali que o homem busca sua matéria-prima para criar os produtos. Por isso temos que valorizar o profissional extrativista e sensibilizar os parlamentares para mostrar a eles a importância da aprovação da proposta ainda este ano”, finalizou o deputado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa