Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Política

Amir ouve comunidade de Campo Novo e promete solução para regularização fundiária

O deputado federal Amir Lando (PMDB-RO) esteve no final de semana em Campo Novo para participar de uma reunião com produtores rurais da comunidade Porto Franco situada às margens da BR 421. A reunião foi realizada a pedido do ex-prefeito de Campo Novo, Marcelino Hellmann, e pelo presidente da Associação de Produtores Rural de Porto Franco, Claudio Ribeiro dos Santos.
Marcelino ao usar a palavra, relatou que o produtores rurais vivem um drama pessoal no que se refere a documentação da terra, pois apesar de ocuparem suas respectivas propriedades. Não possuem nada que prove que são legítimos proprietários já que o INCRA posterga o reconhecimento de posse e conceda-lhes o tão sonhado título de propriedade “as portas de organismos de financiamento estão fechadas para estes agricultores, assim como qualquer benefícios que o poder públicos possam lhes oferecer sempre encontram entraves no bendito título da propriedade” por isso, é que chamamos o deputado Amir Lando, para que seja nossa voz em Porto Velho e Brasília, para resolver esta grave situação.
O presidente Claudio Ribeiro da associação de produtores ao usar da palavra falou que a insegurança dos agricultores, é principalmente com a falta do título das terras “o que vamos deixar para nossos filhos? uma terra sem nenhuma segurança jurídica de que somos os legítimos proprietários, aqui temos famílias com 12, e até mesmo com 15 anos de trabalhos lavrando a terra, e dela tirando seu sustento, precisamos da ajuda do deputado Amir,” disse.
O ex vereador Sabá (PP), falou que o único parlamentar de Rondônia, que com sua experiência na questão de terras, que pode ajudar, é o deputado Amir. Pois, ele conhece a fundo a questão fundiária de Rondônia, e principalmente a situação dos produtores de Porto Franco.
O deputado Amir falou, que conhece a situação dos agricultores de Porto Franco, pois tem acompanhando de perto, há muito tempo sua luta, para que legitimamente, sejam reconhecidos como proprietários das terras em que trabalham, falou que dia 29 de novembro, provavelmente a Presidente Dilma Roussef estará em Ji-Paraná, e pessoalmente levará a questão de Porto Franco até a presidente, “vou colocar a minha mão pesada para resolver em caráter de urgência a situação, para que todos digam “esta terra é minha, deixarei uma situação tranquila para meus filhos” continuando disse, “ minha alegria será o dia em os agricultores começarem a receber o título de suas terras, não prometo, mas faço um compromisso perante todos aqui, vou lutar incansavelmente para que este dia chegue” finalizou Amir Lando.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais

Assembleia encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Santa Luzia do Oeste recebe anúncio de quase R$ 5 milhões em investimentos da deputada Gislaine Lebrinha

Vereador denuncia colapso contínuo na coleta de lixo em Porto Velho