Amorim é indicado para comissão que retira autonomia do Ministério Público
O deputado federal Ernandes Amorim está indicado por seu partido, PTB, a participar como membro titular da subcomissão especial que discutirá as atribuições do Ministério Público, dentro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara. Essa subcomissão será instalada na quarta-feira (9), para analisar o Projeto de Lei 6745/06 que retira do Ministério Público a autonomia e a exclusividade na condução do inquérito civil público.
A indicação de Amorim foi formulada nesta terça-feira ao presidente da CCJ, deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS). O projeto a ser analisado na nova subcomissão retira poderes do MP, como a autonomia e a exclusividade na condução do inquérito civil público. De acordo com o projeto, esse tipo de inquérito deverá se submeter ao juiz cível competente e poderá ser presidido também por delegado de polícia.
O projeto que tramita na Casa desde 2006 é de autoria dos deputados João Campos (PSDB-GO) e Vicente Chelotti (PMDB-DF). Eles argumentam que a condução do inquérito civil pelo MP sem controle jurisdicional, tem resultado em abusos constantes e prejudicado a imagem, a honra e a dignidade das pessoas investigadas.
¨Há consenso nesta Casa que essa prática tem ocasionado em abusos, prejudicado a imagem e honra dos investigados, como argumentaram os autores do projeto em suas justificativas. Essa subcomissão, para qual estou sendo indicado terá o papel de analisar essas questões que precisam de respostas, afirma Amorim
Veja Também
Thiago Tezzari garante limpeza de bueiros após demanda de moradores da zona leste
Por justiça às famílias afetadas pelo 8 de Janeiro, senador Bagattoli vota sim ao PL 2162/2023