Rondônia, 20 de dezembro de 2025
Política

Amorim pede confirmação sobre operação em Bom Futuro

O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) solicitou hoje (19) confirmação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, quanto ao adiamento, para março do próximo ano, da operação de retirada das cerca de 50 mil pessoas e seus animais (maioria gado) da Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro.



Ao término da audiência, um documento contendo as sugestões para evitar conflitos será enviado ao Ministério do Meio Ambiente, Governo Federal, e Poder Judiciário.

Em razão disso, a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, através da deputada estadual, Daniela Amorim (PTB), convocou uma audiência pública para o próximo sábado (22), no Colégio Estadual Maria Euvandas de Siqueira, em Buritis, para se construir alternativas à retirada das pessoas que vivem na Flona do Bom Futuro, há quase duas décadas.

Ao término da audiência, um documento contendo as sugestões para evitar conflitos será enviado ao Ministério do Meio Ambiente, Governo Federal, e Poder Judiciário.

Para essa audiência foram convocados todos os 24 deputados estaduais, e os 11 parlamentares que formam a bancada federal de Rondônia. “Nós estendemos o convite, através de nosso gabinete, aos representantes da OAB Rondônia, e as Comissões de Direitos Humanos e Agricultura, aqui da Câmara, e nesta quarta-feira soubemos que o ministro Minc havia adiado a desintrusão e, portanto, solicitamos que nos fosse confirmado para levar essa informação à audiência”, disse Ernandes Amorim.

Também foram convidados os prefeitos do entorno da Flona – Buritis e Alto Paraíso -, associações de produtores, de empresários, laticínios e a população atingida.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Assembleia aprova projeto que autoriza Rondônia a aderir a novo programa de revisão de dívidas com a União

Sílvia Cristina cobra votação da PEC 101, que assegura plano de saúde para servidores da extinta Sucam

Assembleia Legislativa entra em recesso e votação do Orçamento de 2026 fica para janeiro

Vale do Guaporé: projeto apoiado pela Energisa prevê a soltura de mais de 2 milhões de filhotes de quelônios em Rondônia