Amorim prega prazo único para desincompatibilidade de cargos
A uniformidade dos prazos para desincompatibilização de cargos aos pretensos candidatos às eleições foi defendida nesta quinta-feira (8), na Câmara, pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB). Ele prega um prazo único de seis meses, para que todos deixem seus respectivos cargos a fim de garantir a isonomia entre os pré-candidatos às eleições. Os prazos atuais de desincompatibilização variam de três a seis meses.
Essa é uma forma de contribuir para a lisura das eleições e dificultar o uso da máquina pública para captar votos. O procedimento tem que ser único para quem detém cargo ou função pública. Há dois prazos atuais. Um governador, por exemplo, tem um prazo atual, mas o servidor que cuida de multas, arrecadação tem outro defende Amorim.
Sua proposta abrange ainda aqueles que detêm o controle de empresas ou grupo que atuem no Brasil, nas condições de monopólio; representação em entidades de classe, mantidas total ou parcialmente por contribuições impostas pelo poder Público ou com recursos arrecadados e repassados pela Previdência Social; que tenham exercido cargo de presidente, diretor ou superintendente de sociedades com objetivos exclusivos de operações financeiras e façam publicamente apelo à poupança e ao crédito.
Na verdade, no exercício regular do mandato, temos saído em defesa da sociedade, do estado democrático de Direito e da lisura das eleições, mesmo confrontando os mais diversos e poderosos interesses econômicos, políticos, de determinados grupos de pressão, sendo suscetível a perseguições políticas e a notícias caluniosas, plantadas por adversários políticos, afirma Amorim.
Veja Também
DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha
Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego
Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru
Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura