Assembléia acaba com idéia de Cassol e Odacir Soares em mudar a história de Rondônia e define Data Magna

Os deputados estaduais decidiram nesta segunda-feira que a principal data de Rondônia é mesmo o 4 de Janeiro, dia em que se comemora a emancipação política do Estado.
No final do ano passado, orientado por seu conselheiro Odacir Soares, o então governador Cassol decidiu, sem ouvir mais ninguém, que iria mudar a história e acabou com o feriado de 4 de Janeiro definindo que as comemorações ocorreriam em 22 de dezembro, dia em que o Estado foi criado. A alteração de nossa história foi imediatamente denunciada pelo RONDONIAGORA e uma grande polêmica teve início. Partiu do deputado Jesualdo Pires apontar o caminho para a solução, ao chamar historiadores e autoridades respeitáveis para um debate público. Na última semana foi quase unânime o apelo pelo 4 de Janeiro. A resposta da Assembléia além de atender ao clamor popular é uma resposta adequada a pessoas que buscam desrespeitar as tradições de um povo e principalmente quando, no caso específico dessa data, partiu de um homem que tanto lutou por ela, o ex-governador Jorge Teixeira.
Ao longo das discussões sobre a existência ou não de norma específica que regulasse o feriado em 4 de Janeiro, o jornal também obteve apoio de seus leitores e enterrou até mesmo argumentações da Fecomércio de que o governador estava correto. Um decreto de Jorge Teixeira definia já em 1.981 que a data máxima do Estado é a mesma que foi confirmada pela Assembléia nesta segunda.
Veja Também
Feriado em homenagem ao Estado é no dia 4 de Janeiro
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília
Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor