Rondônia, 16 de dezembro de 2025
Política

Assembleia altera Constituição, muda Regimento Interno e vai eleger nova Mesa nesta terça-feira

Para se adequar a recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que vedaram reeleições sucessivas para a presidência do Poder e ainda a antecipação de eleições, a Assembleia Legislativa de Rondônia decidiu nesta segunda-feira alterar a Constituição de Rondônia, o Regimento Interno da Casa de Leis e ainda convocou os deputados para, nesta terça-feira, elegerem os membros da Mesa Diretora para o segundo biênio da 11ª Legislatura, que começa em 1º de fevereiro.

A decisão extinguiu a eleição da Mesa Diretora para os eguindo biênio, que seria comandada pelo deputado Alex Redano (Republicanos), mas já é certo que ele será eleito nesta terça-feira. Na prática, os parlamentares rondonienses apenas evitaram insegurança jurídica.

A primeira mudança, ocorrida durante a sessão extraordinária desta segunda-feira, veio com a aprovação da Emenda Constitucional nº 169, que define a reeleição sucessiva de membros da Mesa Diretora apenas uma vez. É entendimento do STF por exemplo, que o deputado eleito presidente pode disputar apenas uma nova recondução, seja de forma sucessiva ou alternada.

A outra alteração, desta vez no Regimento Interno, define que a eleição dos membros da Mesa para o segundo biênio de cada legislatura ocorra a partir do mês de outubro, do no ano anterior ao do término do mandato da Mesa Diretora do primeiro biênio.

Em 1º de fevereiro de 2023, os deputados elegeram para o segundo biênio, além de Redano, Afonso Cândido (1º Vice-Presidente), Rosângela Donadon (2º Vice-Presidente), Alan Queiroz (1º Secretário), Cássio Gois (2º Secretário), Edevaldo Neves (3º Secretário) e Marcelo Cruz (1º Secretário).

As mudanças na Constituição e Regimento Interno já foram publicadas no Diário Oficial da Assembleia.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Vídeo: Esquema milionário liderado por Everaldo Fogaça envolve sites da família e de funcionários ligados a gabinete na Câmara Municipal

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília