Assembleia aprova primeiras mensagens do novo Governo, que retira polêmico projeto da pauta
A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (06), em duas votações, as primeiras matérias enviadas pelo governador Confúcio Moura (PMDB), que convocou a Assembleia em caráter extraordinário. Do pacote, a matéria que institui o estatuto da Polícia Civil foi retirada e arquivada a pedido do próprio Executivo. A que dispõe sobre os cursos de formação de cabos e sargentos também foi retirada de pauta através de requerimento do deputado Edson Martins (PMDB).
Pela manhã e em quase todo o período da tarde, as matérias foram analisadas e discutidas pelas comissões constitucionais no Plenarinho. Em seguida, entraram na pauta das sessões extraordinárias. A que criou maior discussão foi a que institui o Serviço de Apoio à Saúde Pública do Estado de Rondônia (Saspro). A instituição terá autonomia para contratar servidores da área da saúde com remunerações diferenciadas para suprir o quadro de pessoal de acordo com as necessidades, principalmente na questão da falta de médicos nos hospitais públicos.
Na matéria retirada de pauta pelo recém nomeado líder do governo na Casa, Edson Martins, e que deve voltar com outra roupagem, Confúcio Moura atende antigas reivindicações de integrantes da Polícia Militar com os cursos de formação de cabos e sargentos abrindo 50% das vagas para os policiais mais antigos da corporação. Na prática, isso representa valorização de policiais com mais tempo de serviço, com a mudança de patente e posterior melhoria dos salários.
Veja Também
CONFÚCIO AINDA NÃO SAIU DA POESIA; ATOS DO NOVO GOVERNADOR AINDA SÃO SIGILOSOS
Equipe de ministérios para diagnosticar saúde começa a trabalhar na quarta-feira
Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa