Assembleia autoriza Idaron a receber crédito suplementar do governo
Os deputados, durante votação em sessão plenária da Assembleia Legislativa, autorizaram o Poder Executivo a abrir crédito suplementar, por superávit financeiro, até o montante de R$ 4.045.411,00, em favor da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). Coube ao deputado Adelino Follador (DEM) a relatoria da matéria.
Adelino concedeu parecer favorável, levando em conta que o recurso financeiro servirá para dar cobertura orçamentária às despesas corrente e de capital, no presente exercício, ao órgão governamental.
Na justificativa do projeto, o governador Confúcio Moura (PMDB) informou aos deputados que o superávit é proveniente de reprogramação do saldo financeiro do exercício de 2015, apurado no balanço patrimonial, nas conciliações e extratos das contas bancárias específicas.
O crédito suplementar será destinado para assegurar a manutenção da Idaron, bem como para contribuir com a formação do patrimônio do servidor e adquirir bens permanentes.
Alteração na LDO
Com a finalidade de adequar as necessidades dos Fundos Estaduais, garantindo melhorias na administração e na operacionalização para programar as ações do Poder Executivo, os deputados aprovaram projeto de lei que acrescenta dispositivos à Lei n° 3.594, de 22 de julho de 2015, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016.
Com isso, foram acrescentados à Lei n° 3.594 novas fontes de recursos, assegurando a efetividade do Fundo de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Administração Tributária (Fundat); do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza de Rondônia (Fecoep/RO) e do Fundo Garantidor de Parcerias Público-Privadas (FGPPP), criados pelas leis complementares nº 855, de 23 de dezembro de 2015, n° 842, de 27 de novembro de 2015, e n° 609, de 18 de fevereiro de 2011.
Durante a sessão foram aprovados, ainda, os projetos que institui o marco normativo para a criação do sistema escolar de convivência no Estado de Rondônia, de autoria do Poder Executivo, e o que dispõe sobre a utilização de passagens e prêmios de milhagens aéreas e advindas de recursos públicos da Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Léo Moraes (PTB).
Veja Também
Thiago Tezzari garante limpeza de bueiros após demanda de moradores da zona leste
Por justiça às famílias afetadas pelo 8 de Janeiro, senador Bagattoli vota sim ao PL 2162/2023