Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Assembleia discute setor pesqueiro em Pimenteiras

Instalada na cidade de Pimenteiras a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia discute na manhã desta quinta-feira (18) o setor pesqueiro do Estado. O deputado Hermínio Coelho (PSD), presidente da ALE, deu abertura aos trabalhos às 10 horas com a presença de várias colônias de pescadores, prefeitos e vereadores no Centro Recreativo Paula Leite Ribeiro.

Hermínio destacou a presença do poder Legislativo em Pimenteiras para discutir um projeto que venha beneficiar os pescadores. Ele defende uma adequação da lei 1729 que limitou a quantidade de pescado por pescadores a 70 quilos por semana. O presidente da ALE lamentou a ausência de órgãos representativos do governo para a audiência pública que discute a pesca na bacia hidrográfica dos rios Guaporé e Mamoré.

Representante dos pescadores, o deputado Lebrão disse que a lei que regulamentou o setor pesqueiro em Rondônia é inconstitucional uma vez que já existe lei federal que disciplina a matéria e somente o Congresso Nacional pode legislar sobre as bacias hidrográficas. “Nós viemos aqui para ouvir os pescadores e para enfim encerrar de vez esta discussão sobre o setor pesqueiro”, disse Lebrão. Segundo ele a Assembléia poderia estar debatendo outros assuntos, como a contaminação dos rios por agrotóxicos, o loteamento das margens do Guaporé e Mamoré para mansões de pessoas que vem à região uma vez por ano e pouco acrescentam em desenvolvimento para as localidades. Ele acrescentou que o ribeirinho e as famílias que vivem da pesca não provocam assoreamento dos rios, não polui, não invade área da pública para construir casas de veraneios, mas se sustentam dos rios e por isso tem interesse em preservá-los.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: Esquema milionário liderado pelo vereador Fogaça envolvia agência e ex-secretária

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor