Rondônia, 05 de fevereiro de 2026
Política

Assembleia realizará Sessão Solene para homenagear Embrapa e Emater

O deputado Cleiton Roque (PSB), elogiou, na sessão desta terça-feira (1º), a Empresa Técnica de Extensão Rural-Emater, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, pelo excelente trabalho realizado com o pequeno produtor e a pesquisa para melhoria do setor.


O deputado destacou que em 10 de julho de 1975 surgiu um braço da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em meio à Floresta Amazônica. Especificamente no município de Porto Velho, então pertencente ao Território Federal de Rondônia.

Cleiton questionou o que seria dos pequenos produtores caso não existisse a Emater, pois os mesmos não teriam condições de pagar pesquisas e buscar novas técnicas de cultivo.

O deputado destacou que em 10 de julho de 1975 surgiu um braço da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em meio à Floresta Amazônica. Especificamente no município de Porto Velho, então pertencente ao Território Federal de Rondônia.

Com apenas dois anos de existência, a Embrapa colocava em prática uma política de descentralização. Para isso, criou unidades em diferentes partes do País, de Norte a Sul.

Roque destacou que desde então, a Embrapa Rondônia está comprometida com soluções tecnológicas para a agricultura da Amazônia, sempre pautadas nos critérios de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Atualmente a Embrapa está presente estrategicamente em cinco municípios do Estado, com Campos Experimentais em Porto Velho, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Vilhena.

Além disso, a Embrapa possui laboratórios de alta tecnologia em Porto Velho e conta com uma equipe qualificada, sendo pesquisadores com formação de pós-doutorado, doutorado e mestrado e equipe de apoio à pesquisa.

Na geração de conhecimento e tecnologias para a Amazônia, em especial para Rondônia, destacam-se pesquisas para produção animal, com tecnologias voltadas para a forragicultura, a sanidade e a qualidade do leite.

Também o café, a principal cultura agrícola do estado, além da produção de importantes culturas como arroz, feijão, milho, soja, girassol, algodão, pupunha, pinhão manso, banana e cupuaçu; e florestas, com trabalhos de silvicultura de espécies nativas e exóticas.

Emater

A Emater é uma instituição com ações voltadas a Projetos Rurais, com ênfase na organização dos agricultores familiares, cujo objetivo é prestar serviços de qualidade, baseado no sistema produtivo sustentável, permitindo o crescimento econômico da pequena e média propriedade rural em harmonia com o meio ambiente.

Ao longo desses 44 anos vem vencendo desafios e adequando-se agilmente aos novos paradigmas, se fortalecendo através dos expressivos investimentos anuais na melhoria estrutural, seja no desenvolvimento dos talentos humanos como também, na parte física e de equipamentos, na geração de informações e qualidade de vida dos agricultores familiares e suas organizações.

Cleiton Roque frisou que a Emater contribui de forma assistida, por intermédio de projetos de ação social e de cidadania e em parceria com pessoas e organizações públicas ou privadas, objetivando sempre o bem comum e desenvolvimento igualitário do Estado.

A visão maior é assegurar o fortalecimento aos diversos setores produtivos que alavancam a economia e proporcionam geração de emprego e renda, dirimindo situações que obstruem o pleno crescimento estadual.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa