Rondônia, 04 de novembro de 2024
Política

Ato público marca manifestações contra aposentadoria de ex-governadores

Um ato público marcado para o próximo dia 10 de fevereiro dá início a uma série de manifestações públicas a favor da extinção do benefício de aposentadoria dos ex-governadores do Estado. Cerca de 20 entidades, entre sindicatos e associações, passam a coletar, nesta sexta-feira, assinaturas em um abaixo assinado que será entregue ao presidente da OAB nacional. A Ordem promete entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF contra o Art. 64 da Constituição de Rondônia que garante pagamentos a ex-chefes do Executivo Estadual ou seus dependentes.
O deputado estadual Daniel Pereira, um dos líderes do movimento, afirma que 10 pessoas estão na folha do estado recebendo o mesmo salário do atual governador. “Votamos em um alguém para ocupar o cargo de governador durante 4 anos, mas estamos garantindo um salário. Isso é imoral”, disse Pereira que foi autor do projeto que acabou com aposentadoria dos deputados estaduais de Rondônia.
Tem casos em que familiares recebem até duas pensões. A viúva do ex-governador Jorge Teixeira recebe pelas Forças Armadas e pelo Estado. “Do ponto de vista humanitário a única situação a ser discutida seria do ex-governador Jerônimo Santana”, explicou o deputado.
Tarifa de ônibus
Daniel Pereira explicou também que as entidades se reuniram para tratar do aumento da tarifa de ônibus. Uma procuradora esteve presente a uma das reuniões e estuda o caso.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Diretoria do Sindsef abre espaço para participação democrática das bases

A Justiça do Paraná impediu aumento na tarifa de ônibus, por aqui PT aposta no esquecimento - Por Ivonete Gomes

Daniel Pereira encabeça chapa única para presidência do Sindsef

Chapa única participa de eleições do Sindsef nesta quinta