Bianco está disposto até disputar cadeira na Assembléia Legislativa
Noiva cortejada
O prefeito de Ji-Paraná, José Bianco (DEM), está na disputa de 2010. Ele confidenciou a amigos que está disposto até mesmo a concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa ou enfrentar as urnas para Câmara dos Deputados. As duas opções de Bianco atrapalhariam lideranças emergentes da região central do Estado, já que o prefeito é um dos poucos políticos de primeira linha de Rondônia. O PSDB, PPS e o PP estão conversando com o prefeito para dissuadi-lo a entrar na briga pelo Senado.
Em busca dos votos
Outro expoente de Ji-Paraná, o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) aproveita a folga dos serviços administrativos da Assembléia Legislativa para arregimentar apoio para seu projeto de reeleição. Todos os dias, o parlamentar tem recebido em seu gabinete vereadores, lideranças rurais, dirigentes de associações de bairros e comerciantes. Um dos deputados mais atuantes da Assembléia Legislativa, Jesualdo se notabilizou por ter contribuído de forma decisiva para o fim da crise entre produtores de leite e laticínios.
Pelas costas
Quando retornar à presidência da Assembléia Legislativa na segunda-feira, o deputado Neodi Carlos (PSDC-Machadinho) terá muito o que explicar para alguns companheiros de Parlamento sobre as últimas mudanças aprovadas na gestão relâmpago do deputado Miguel Sena (PV-Guajará). Pelos comentários na Casa de Leis, a licença de Neodi fez parte de um plano engendrado para limitar os poderes do colega Jesualdo Pires. Não se enganem os deputados porque o grande vencedor desse jogo foi o secretário-geral Neucir Battiston, que saiu mais fortalecido do que nunca, além de acabar com as rusgas com Miguel Sena, seu maior rival até então na Assembléia.
Baixo clero
A grande verdade é que existe um clima de insatisfação entre os deputados estaduais e não apenas com o modelo de gestão da Mesa Diretora. Pelos cantos, muitos reclamam das ingerências do governador Ivo Cassol (PP), que transformou o Poder Legislativo numa espécie de secretaria especial para aprovar seus projetos a toque de caixa. Mas o pior mesmo é o ciúmes de alguns parlamentares que estariam tendo privilégios do Palácio Presidente Vargas na liberação de emendas e convênios.
Traíra da BR
Deputado Euclides Maciel (PSDB-Ji-Paraná) reclamou até para o bispo sobre o vídeo postado no Rondoniagora sobre sua indecisão acerca de apoiar o grupo tucano ou seguir com a “amizade” com o clã Gurgacz. Maciel reza na cartilha de Deus e do Diabo, tentando agradar a todos acendendo velas e jogando serpentina para amigos e adversários. Euclides não está errado ao não comprar briga de ninguém, mas é preciso tomar um lado. E ele que não se engane porque o candidato a deputado estadual dos Gurgacz será Airton Gurgacz, ilustre desconhecido que vem com a força da empresa de ônibus dos paranaenses.
Quase férias
O senador paranaense Acir Gurgacz (PDT) não foi visto nos últimos dias no Congresso. Deve estar muito ocupado cuidando das empresas de ônibus em Cascavel e Manaus. Hoje na cerimônia da promulgação da PEC da Transposição, ele nem apareceu. Talvez porque soubesse que o ex-senador Expedito Junior (PSDB) seria lembrado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) como peça-chave na aprovação da emenda constitucional. O eleitor pode apostar que um dos primeiros projetos de Acir será beneficiando seu estado natal, Paraná.
e-mail: gerson@rondoniagora.com
Veja Também
DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha
Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego
Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru
Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura