Rondônia, 18 de dezembro de 2025
Política

CÂMARA ANUNCIA EXTINÇÃO DO MANDATO DE LINDOMAR GARÇON

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira dar posse ao suplente de deputado Marcos Rogério da Silva Brito (PDT-RO) na vaga do deputado Lindomar Garçon (PV-RO), que perdeu o mandato em recontagem de votos feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado. O novo deputado poderá tomar posse ainda hoje, pois a decisão da Mesa tem efeito imediato.

O deputado Lindomar Garçon argumentou que foi prejudicado pela candidata Daniela Amorim, que fez parte da coligação pela qual ele concorreu. Ela deixou de recorrer à Justiça Eleitoral contra a impugnação do registro de sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa.

Com a desistência de Daniela Amorim, seus votos foram desconsiderados e houve mudança no coeficiente eleitoral, como explicou o corregedor da Câmara, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE): "Foi uma recontagem porque uma candidata não recorreu na questão da Ficha Limpa, então seus votos não foram computados. Isso fez com que houvesse uma reformulação do resultado da eleição."

Eduardo da Fonte ressaltou que, apesar de ter perdido a vaga de deputado, Lindomar Garçon não teve problemas com a Justiça e não sofreu acusações com base na Lei da Ficha Limpa. Garçon havia recebido 34.938 votos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Por justiça às famílias afetadas pelo 8 de Janeiro, senador Bagattoli vota sim ao PL 2162/2023

Vereador Dr. Santana participa de solenidade histórica de aquisição do Hospital Universitário Municipal de Porto Velho

Empresas poderão pagar dívidas com o governo construindo obras públicas

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná