Câmara aprova Projeto de Lei da vereadora Ellis Regina que autoriza Cartão de Vacinação em Braile
Por 15 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Porto Velho aprovou na sessão ordinária desta teraç-feira 22.03, o Projeto de Lei Complementar no. 4271/2021, de autoria da vereadora, que autoriza o Município a disponibilizar o cartão de vacinação em Braille a cidadãos com deficiência visual.
“O projeto vai atender cidadãos que, por suas limitações físicas e de mobilidade pública deficitária da própria cidade, são muito impactados, na hora de ir se vacinar. Lembrando que a pandemia não acabou e a vacinação continua sendo a melhor forma de proteção contra a Covid-19”, disse.
Para a vereadora é preciso dar a esses deficientes visuais condições mais favoráveis para a execução essas tarefas e o cartão é um instrumento de alta relevância social e, também de saúde pública. O cartão em braile já é uma realidade em outras capitais do país, como Maceió, desde 2021.
Em sua justificativa, a vereadora trouxe números significativos da quantidade de deficientes visuais existentes na capital, utilizando como base o Censo do IBGE: Porto Velho possuía, em 2010, quase 20 mil cidadãos com deficiência visual e certamente, uma estatística que pode estar defasada.
“É um quantitativo considerável de deficientes que poderiam ter seu acesso facilitado à vacinação com um cartão adaptado à sua especialidade. O cartão de vacinação Braile confere independência a quem não pode visualizá-lo, sem precisar de auxílio. O cartão possui também caráter inclusivo”, ressaltou a vereadora.
Veja Também
DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha
Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego
Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru
Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura