Rondônia, 16 de novembro de 2024
Política

Câmara aprova requerimento exigindo explicações sobre Jirau

Brasília - A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou hoje (12) requerimento com pedidos de explicação à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre a mudança do local de construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia.

Segundo o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), relator do requerimento, os órgãos terão um prazo de 20 dias para enviar os documentos solicitados à comissão, bem como explicações sobre a autorização da mudança. Também será realizada uma audiência pública para discutir o tema, no dia 3 de dezembro.

“O edital traz como local para a construção da usina a Cachoeira de Jirau, e o vencedor ganhou a licitação no Caldeirão do Inferno. Os estudos de impacto ambiental foram feitos para um local e a obra será em outro”, disse Nogueira.

Depois de ter sido anunciado como vencedor da disputa pela construção da usina, o consórcio Energia Sustentável do Brasil anunciou que a barragem seria construída a 9,2 quilômetros de distância do ponto previsto nos estudos iniciais. Segundo o consórcio, a mudança vai possibilitar que sejam feitas menos escavações, diminuindo os impactos ambientais e os custos, além de antecipar o cronograma da obra.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras