Câmara de Candeias anuncia que irá eleger os próximos prefeito e vice no dia 30
Os vereadores de Candeias do Jamari decidiram na última sexta-feira (19), que irão eleger o próximo prefeito e vice do Município no dia 30 deste mês. O processo de escolha será de forma indireta, ou seja, caberá à Câmara a eleição. Os procedimentos já foram divulgados através da Resolução 154, também de sexta-feira.
A definição pela eleição, de acordo com a Procuradoria da Câmara, acontece porque a vacância do cargo de prefeito ocorreu no segundo biênio do mandato. O prefeito eleito em 2020, Valteir Queiroz, foi cassado pelos vereadores em julho do ano passado. Então assumiu o vice-prefeito, Antônio Onofre de Souza (PSB), afastado pela Câmara cerca de 5 meses depois. Desde então administra o Município o presidente da Casa de Leis, Aussemir Almeida.
Segundo a resolução da eleição indireta, podem se candidatar qualquer cidadão que cumpra os requisitos mínimos de elegibilidade, como domicílio eleitoral de 6 meses, filiação partidária também de 6 meses e idade mínima de 21 anos.
A resolução definiu ainda o calendário eleitoral com os prazos e regras para a eleição. A inscrição de chapas por parte dos partidos políticos pode ser feita até esta terça-feira (23).
A eleição e posse dos eleitos estão previstas para acontecer no dia 30 de janeiro.
Confira o edital:
Veja Também
Desembargador nega recurso e mantém suspensão da eleição indireta em Candeias
Ministro do STF mantém eleição direta em Candeias do Jamari
Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa
Marcos Rogério: Condenados por homicídio e estupro não terão progressão de pena